26/09/2024 10h50
atualizado em: 26/09/2024 10h55

A parlamentar enfatiza que no evento, autorizado pela Prefeitura, ocorreram várias irregularidades, desde direção perigosa até poluição sonora

O evento motociclístico realizado no Parque das Águas no último domingo, 22 de dezembro, foi objeto de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta quinta-feira, 26. Ao destacar seu requerimento em plenário, a vereadora afirmou que os moradores do entorno do Parque das Águas, através de fotos e vídeos nas redes sociais, reclamaram do “descalabro ocasionado pelo evento autorizado pela Prefeitura Municipal”.

A parlamentar observa que o evento reuniu centenas de motociclistas e, entre as reclamações mais frequentes dos moradores, estavam o som ensurdecedor dos escapamentos das motos que se podia ouvir a longa distância. Também foi objeto de reclamação a condução perigosa das motos, com sequência de empinadas desses veículos, além de disputas em arrancadas, condutores sem capacetes, consumo de bebidas alcoólicas e veículos com músicas em altos decibéis.

A parlamentar observou, ainda, que, segundo a imprensa, quatro viaturas da Polícia Militar atenderam as queixas dos moradores e se deslocaram ao Parque das Águas, porém, por se tratar de um evento autorizado e licenciado pela Prefeitura Municipal, os policiais nada puderam fazer, a não ser acompanhar de longe, pois, conforme enfatiza a vereadora, “quem licencia é que deve fiscalizar”.

A vereadora observa que, como de praxe, a Prefeitura Municipal só autoriza a realização de um evento mediante o parecer da Secretaria de Planejamento e da Secretaria de Mobilidade e, quando necessário, de outras secretárias afins. No caso, conforme a parlamentar, o evento foi promovido pela GRT Eventos Esportivos, conhecida por organizar campeonatos de som automotivo, encontros de motos e rachas de som.

Destacando seu apreço pelos motociclistas, a vereadora, em seu requerimento, solicita cópia integral do processo de licenciamento do evento; indaga se a Secretaria do Meio Ambiente fiscalizou sua realização; e solicita cópia do relatório de fiscalização e possíveis notificações e multas aplicadas por parte das Secretarias de Planejamento, Secretaria de Mobilidade, Urbes e Guarda Civil Municipal.