20/09/2024 10h03
atualizado em: 20/09/2024 10h15

Vereador havia requerido informações acerca de reclamações de munícipes quanto à falta de médicos ginecologistas na referida unidade de saúde

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim São Guilherme conta, atualmente, com dois médicos ginecologistas. A informação é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em resposta a requerimento de um vereador que havia questionado a falta de profissionais dessa especialidade médica na unidade de saúde com base em reclamações de munícipes.

O Executivo informa que a saúde da mulher é realizada por vários profissionais, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos clínicos, médicos ginecologistas e multiprofissionais como psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, entre outros. A rotina de trabalho das Unidades Básicas de Saúde começa com o enfermeiro recebendo a paciente e, por meio de protocolos técnicos, busca compreender sua necessidade de atendimento, podendo resultar em consulta eletiva com enfermeiro ou ginecologista ou encaminhamento para serviços de urgência e emergência.

Segundo o Executivo, a Secretaria da Saúde possui médicos ginecologistas estatutários e houve o chamamento de todos os aprovados no último concurso da área, além da contratação de profissionais como pessoa jurídica, em que é solicitado o apoio de horas médicas, conforme a necessidade mensal de todas as unidades básicas de saúde que atuam em regime de plantão, levando em conta a disponibilidade e interesse do profissional em cobrir os plantões.

A Secretaria da Saúde destaca a dificuldade de conseguir profissionais ginecologistas em Sorocaba e região, observando que um dos motivos é a escassez de formação para esta especialidade, bem como a concorrência com as instituições privadas, em que a remuneração desses profissionais é maior. Ressalta, ainda, que as especialidades de obstetrícia e ginecologia estão entre as áreas com mais demandas nos conselhos profissionais ou na Justiça Cível ou Criminal, o que desestimula novos residentes na área.