06/09/2024 12h09
atualizado em: 06/09/2024 12h22

A parlamentar solicita ampliação do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Léa Ady Alonso Saliba, entre outros questionamentos

Pais de alunos da Vila Helena se queixam sobre a falta de vagas para o Ensino Fundamental I, do 1º Ano ao 5º Ano, e recorreram a uma vereadora da Câmara Municipal de Sorocaba, que apresentou requerimento na Casa, aprovado na sessão passada, em que questiona o Executivo sobre o atendimento das crianças desse nível de ensino.

Em seu requerimento, a vereadora observa que a Vila Helena é um bairro com grande quantidade de pessoas, em sua maioria de crianças, mas conta com apenas uma escola municipal, a Escola Léa Edy Alonso Saliba, que atende o ensino fundamental I e não consegue suprir a demanda total.

A vereadora observa que as escolas municipais João Francisco Rosa (Vila Angélica) e Oswaldo (Wanel Ville) também atendem as crianças da Vila Helena e adjacências, no Fundamental I, e essas crianças vão para a escola de ônibus fretado pelo município.

A vereadora cita que mais duas escolas de outros bairros também atendem os alunos do Ensino Fundamental I, no caso as escolas Maria Cândida de Barros Araújo (Vila Helena) e Mário Guilherme Notari (Jardim Luciana Maria). E observa que a Escola Maria Cândida não consegue ampliar o atendimento para o 7º, 8º e 9º Ano do Fundamental II.

Após citar esses fatos, a vereadora indaga se há estudo para a ampliação do atendimento do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Léa Ady Alonso Saliba. Indaga se há estudo para construção de mais escolas na Vila Helena ou adjacências para atender as crianças do Fundamental I.

Também indaga quantas crianças utilizam o transporte fretado da Prefeitura e qual o número de matrículas do Fundamental I nas Escolas Municipais João Francisco Rosa (Vila Angélica) e Oswaldo (Wanel Ville), referente ao ano de 2023 e 2024, entre outros questionamentos.