14/08/2024 16h56
atualizado em: 14/08/2024 19h10

Conforme prevê lei aprovada no Legislativo, a Prefeitura Municipal irá comemorar a data com uma série de atividades gratuitas no Paço Municipal.

Rasgada no chão em torno de um rio e construída pelo trabalho de milhares de homens e mulheres, que hoje somam mais de 723 mil pessoas, Sorocaba nasceu e cresceu nas cercanias do Mosteiro de São Bento, consolidou-se com a Feira de Muares, expandiu-se com a Estrada de Ferro Sorocabana e a indústria têxtil e hoje ostenta um dos mais modernos parques industriais do país. É assim que neste 15 de agosto de 2024 a cidade chega aos 370 anos de sua fundação, em cujos alicerces também se encontra a Câmara Municipal de Sorocaba.

Fundador de Sorocaba em data fixada por historiadores em 15 de agosto de 1654, Baltazar Fernandes era filho do português Manuel Fernandes Ramos e de Suzana Dias, neta do cacique Tibiriçá e sobrinha da índia Bartira, personagens fundamentais da história de São Paulo. Nasceu na fazenda que seus pais possuíam em Santana de Parnaíba, que, na época, integrava a Vila de São Paulo, e morreu em data incerta, pouco antes de 4 de julho de 1667, com cerca de 87 anos.

Menos de sete anos após a fundação do povoado, Baltazar Fernandes conseguiu que ele fosse transformado em vila, o que, na época, significava instalar a Câmara Municipal, que, além das funções legislativas, também tinha funções administrativas e judiciais. Foi assim que, com a instalação da Câmara Municipal de Sorocaba, em 3 de março de 1661, surgiu a Vila de Nossa Senhora da Ponte do Rio Sorocaba.

Ao ser instalada, a Câmara de Sorocaba contava com cinco membros: dois juízes, dois vereadores e um procurador. Também havia um escrivão, que não era considerado um agente político, mas, sim, um funcionário público. O fundador de Sorocaba, Baltazar Fernandes, com cerca de 80 anos, foi o primeiro juiz da Câmara, juntamente com seu genro André de Zunega. Os dois primeiros vereadores foram Cláudio Furquim e Pascoal Leite Pais e Domingos Garcia foi o primeiro procurador, enquanto o escrivão da Câmara era Francisco Sanches.

Com o objetivo de preservar a história do município, o Legislativo sorocabano já aprovou diversas leis que tratam da preservação da memória histórica da cidade, entre elas, a Lei nº 310, de 25 de fevereiro de 1953, que instituiu oficialmente as datas relativas à história de Sorocaba, que são as seguintes: 15 de agosto de 1654: fundação de Sorocaba; 3 de março de 1661: elevação do povoado à categoria de Vila; 5 de fevereiro de 1842: elevação da Vila à categoria de Cidade; e 30 de março de 1871: criação da Comarca de Sorocaba.

É com base na Lei nº 310 que, todos os anos, ocorrem as festividades em celebração ao aniversário de Sorocaba. Neste ano, para comemorar os 370 anos da cidade, a Prefeitura de Sorocaba organizou o tradicional desfile cívico, acompanhado de uma série de atrações gratuitas, como bandas de música, espetáculos infantis, shows, balonismo, oficinas, atividades esportivas e recreativas, entre outras. Os eventos irão acontecer no estacionamento do Paço Municipal, das 8 às 20 horas desta quinta-feira, 15 de agosto.