Daniela Mariano Queiroz foi homenageada junto com sua mãe, Ilma Lopes, que recebeu o Título de Cidadã Sorocabana
A pedagoga e poeta Daniela Mariano Queiroz foi homenageada com a Medalha Mulher Empreendedora Ana Abelha, como reconhecimento aos serviços prestados ao município, em sessão solene realizada na noite da última sexta-feira, 2, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba.
A Medalha Ana Abelha é outorgada pela Câmara a mulheres empreendedoras em diversas áreas de atuação e foi instituída pela Resolução nº 471, de 25 de abril de 2019, em alusão à empresária e doceira Ana Regina de Nóbrega Abelha, falecida em 2012.
A mesa de honra da sessão solene foi composta pela ex-secretária de Governo, Samyra Toledo; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bruno Santana; e o pastor Cícero Guedes. A homenageada esteve acompanhada pelo marido, Alessandro Queiroz, e seus pais, Ilma e Ananias Lopes. Amigos e familiares prestigiaram a solenidade na mesa estendida.
Na ocasião, Ilma Lopes também foi homenageada com o Título de Cidadã Sorocabana. O evento contou com apresentações musicais da cantora Sueli Cipriano.
Mulher Empreendedora – Daniela Cristiane Mariano de Queiroz nasceu em Sorocaba em 1975, filha de Ilma Lopes e Ananias Lopes, viveu sua infância ao lado de sua avó Ana Mariano, na cidade de Pilar do Sul, interior de São Paulo. É professora da rede municipal de Sorocaba há 29 anos. Pedagoga, formada em Letras, é pós-graduada em Psicopedagogia, Alfabetização e Letramento, Direito Educacional e Educação Infantil.
Iniciou a escrita dos primeiros poemas aos dez anos de idade. Apaixonada por leitura, já tinha como o livro mais importante de sua vida, a Bíblia Sagrada, onde os Salmos do Rei Davi e os poemas de Vinícius de Moraes foram suas primeiras inspirações.
Aos quinze anos participou da sua primeira Antologia na cidade do Rio de Janeiro, exposições na Biblioteca Municipal de Sorocaba e Jornal Diário de Sorocaba. É autora do livro “O bem que o tempo traz” e tem seus poemas em antologias nacionais e internacionais.
Membro fundadora da Academia Mineira de Belas Artes, possui título Acadêmico Imortal pelos méritos literários e artísticos na Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul. Ganhou diversos prêmios literários, como o Troféu Fernando Pessoa de Inovação 2024, Personalidade Artística Internacional 2024, Évora- Portugal, e o Prêmio 100 Melhores Poetas Lusófonos Contemporâneos.
Cidadã Sorocabana – Ilma Lopes nasceu em 8 de julho de 1954, em São Miguel Arcanjo, São Paulo, em uma família trabalhadora que enfrentava dificuldades econômicas. Desde pequena, ajudava na lavoura junto com seus pais e seis irmãos, uma experiência que moldou sua ética de trabalho e resiliência. Aos dez anos, foi morar em uma fazenda de imigrantes japoneses, onde aprendeu valiosos costumes culturais e disciplina. Em busca de melhores oportunidades, mudou-se para São Paulo aos 15 anos, onde trabalhou como empregada doméstica. Aos 16 anos, veio para Sorocaba, continuando a trabalhar em residências, mas sempre mantendo contato frequente com sua família. Ilma sonhava grande e, aos 18 anos, foi eleita Miss Simpatia no Clube Estrada de Sorocaba. Aos 19, conheceu Ananias, com quem teve cinco filhos, equilibrando a vida como dona de casa, mãe, e uma empreendedora que sempre procurava novas atividades para se manter ocupada e ajudar no sustento da família.
Ilma Lopes tornou-se conhecida por sua liderança comunitária e seu espírito empreendedor. Como moradora da Vila Fiori, se destacou por sua iniciativa ao ajudar vizinhos em necessidade, promovendo redes de apoio e garantindo melhorias para a comunidade. Apesar de enfrentar dificuldades, como a necessidade de fechar sua loja, "Casa das Belas Artes", durante uma crise econômica, Ilma nunca deixou de ser uma pessoa acolhedora e solidária. Hoje, aos 70 anos, é membro ativo da Associação Quintais Amigos do Bem, onde continua a oferecer seu tempo e dedicação para ajudar os mais necessitados, levando ajuda material e espiritual a bairros carentes.