02/08/2024 12h04
Facebook

Vereadores aprovaram a concessão da medalha ao maestro Eduardo Pereira, que é reconhecido como um dos regentes mais versáteis de sua geração

Maestro Eduardo Pereira em entrevista à Rádio CâmaraMaestro Eduardo Pereira em entrevista à Rádio Câmara
Os vereadores aprovaram em discussão única na sessão ordinária desta quinta-feira, 1º de agosto, o Projeto de Decreto Legislativo nº 97/2024, que concede a Medalha do Mérito Cultural “Ademar Carlos Guerra” ao maestro Eduardo Pereira, regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Sorocaba. A homenagem se dará em reconhecimento à sua notável contribuição para a cultura e a música, tanto no Brasil quanto no exterior. Em sua manifestação no plenário, o vereador proponente enalteceu o talento do maestro, assim como seu caráter inovador. 

Reconhecido como um dos regentes mais versáteis de sua geração, o maestro Eduardo Pereira destaca-se pela sua habilidade em transitar entre diferentes gêneros musicais, desde o repertório sinfônico até o teatro musical e grandes espetáculos. Sua carreira é marcada por apresentações nos Estados brasileiros e em vários países da América Latina, como Chile, Argentina e Uruguai.

É doutor e mestre em Regência Orquestral pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e regeu prestigiadas orquestras, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra de Sopros Brasileira e Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Atualmente, além de regente titular da Orquestra Sinfônica de Sorocaba é diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército.

Também dirigiu espetáculos de grande porte, como as turnês brasileiras do grupo Il Divo e colaborações com artistas internacionais como Louis Hoover e Emanuele Servidio, além de produções com artistas brasileiros renomados, a exemplo de Elba Ramalho, Guilherme Arantes e Oswaldo Montenegro. Em 2022, fez a direção musical do tributo “Queen Experience in Concert”, show de abertura do Rock in Rio 2022 com a banda Sepultura e a Orquestra Sinfônica Brasileira.