Em resposta a requerimento aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, o Executivo apresentou os dados do atendimento no ano passado e neste ano
Em 2023, as unidades descentralizadas dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) realizaram 14.056 atendimentos, o que representa uma média mensal de 1.171 atendimentos. Já na sede do PAT foram realizados 47.817 atendimentos em 2023, com uma média de 3.984 atendimentos mensais. Esses dados constam de resposta do Executivo a requerimento de vereador aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba.
Também a pedido do vereador, o Executivo informou o número de atendimentos do PAT no primeiro semestre de 2024. Nos seis primeiros meses deste ano, foram realizados 21.304 atendimentos na sede do PAT, o que representa uma média mensal de 3.550 atendimentos. Nas unidades descentralizadas do PAT foram realizados, no primeiro semestre de 2024, um total de 3.071 atendimentos, com uma média mensal de 512 atendimentos.
Em seu requerimento, o vereador observou que as pessoas que utilizam os serviços do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) são pessoas desempregadas que, por certo, estão passando por graves dificuldades financeiras, não conseguindo muitas vezes se locomover até a sede do PAT que se localiza no Centro, o que, conforme salienta, torna ainda mais importante a descentralização desse serviço.
O vereador lembrou que, em 2023, também via requerimento aprovado na Câmara Municipal, obteve dados sobre o número de atendimentos do PAC após a pandemia de Covid-19, que demonstraram, na época, um aumento da demanda. Em 2021, foram atendidos 12.614 munícipes nas unidades descentralizadas, enquanto em 2022 o número subiu para 16.396 munícipes, com uma média mensal de 1.360 atendimentos. Já na sede do PAT foram atendidos 50.236 munícipes em 2021 e 50.908 em 2022, com média mensal de 4.242 atendimentos.