24/07/2024 10h24
atualizado em: 24/07/2024 10h43

A pedido de vereador, a Prefeitura deverá instalar redutor de velocidade em trecho da Avenida Riusaku Kanisawa

Com o objetivo de garantir mais segurança para os pedestres que precisam atravessar a Avenida Riusaku Kanisawa, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade, informa que existe projeto para a instalação de um redutor de velocidade (no caso, uma lombada) na altura do número 400 da avenida. Mas, devido à demanda, ainda não há data específica para a realização do serviço.

A informação consta de resposta do Executivo a requerimento de um vereador aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba. A pedido de munícipes, o vereador havia solicitado a implantação de um redutor de velocidade na altura do número 400 da Avenida Riusaku Kanisawa, com o objetivo de garantir segurança viária, sobretudo para os pedestres.

Na justificativa do pedido, o parlamentar argumentou que a região da Avenida Riusaku Kanisawa concentra um grande conglomerado de comércios e, consequentemente, o fluxo de pessoas no local é muito intenso, mas os motoristas não costumam dar prioridade para a travessia de pedestres. Em razão disso, solicitou a instalação da lombada.

Na resposta ao vereador, o Executivo informa, com base em esclarecimentos da Secretaria de Mobilidade, que a implantação de lombadas, como a prevista, está diretamente atrelada ao cumprimento das condições técnicas constantes na Resolução nº 973/2022, do Conselho Nacional de Trânsito, entre elas a inexistência de guias rebaixadas, distância mínima de 15 metros das esquinas e declividade da via inferior a 6%.