23/07/2024 14h24

É o que informa o Executivo em resposta a requerimento de vereador, lembrando que, nesta terça-feira, 23, será um dia especial para os autistas

A Festa Julina 2024 de Sorocaba reservou a data de hoje, terça-feira, 23 de julho, para dedicar um período especialmente adaptado para as pessoas autistas, entre 18h30 e 20h30, quanto as luzes e o som da festa serão totalmente adequados a essas pessoas. É o que informa o Executivo, em resposta a requerimento aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba.

Com o objetivo de garantir os direitos das pessoas autistas, um vereador do Legislativo sorocabano havia solicitado ao Executivo informações sobre a programação adaptada para pessoas autistas na festa junina de Sorocaba, que está sendo realizada no Paço Municipal até o final deste mês e, em decorrência disso, recebe o nome de “Festa Julina”.

Em seu requerimento, o vereador observou que a festa junina de Sorocaba, “além de ser um excelente evento cultural, constitui importante fonte de renda para as associações não governamentais que atuam nas mais diversas áreas”. E observa que, embora a organização do evento esteja a cargo das entidades, a Prefeitura possui grande responsabilidade na condução da festa, que deve primar pela inclusão social.

Programação inclusiva – Em resposta ao requerimento do vereador, a Prefeitura de Sorocaba informa, com base em esclarecimentos da Associação das Entidades Participantes da Festa Junina Beneficente de Sorocaba (Afejubes), que, em todos os dias da festa, de quarta a sexta-feira, das 18:30 às 24:00, e aos finais de semana (sábados e domingos), das 18:30 às 24:00, há pessoas preparadas realizando abordagem com as pessoas que possuem alguma necessidade especial, entre elas os autistas.

Nesse ano, segundo a associação, a equipe especializada da festa é composta por dois psicólogos, um enfermeiro e vários colaboradores com formação em Libras, sendo que todos estão preparados para atender as pessoas com Transtorno do Espectro Autista bem como as pessoas com deficiência.

O objetivo dessa abordagem é ofertar auxílio caso haja a necessidade da utilização de um espaço para estabilização de crise, por exemplo. Também foi disponibilizada a essas pessoas a entrada gratuita no recinto em todos os dias, assim como o acesso aos brinquedos do parque, sendo que, caso haja necessidade de acompanhante, esse também não pagará ingresso.

Horário especial – A Prefeitura destaca ainda que, de forma geral, para um amplo atendimento às pessoas com deficiência, os shows são traduzidos em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Foi reservado um espaço adequado para pessoas com mobilidade reduzida na área de shows, de modo a possibilitar que elas tenham uma experiência confortável e segura. Além disso, foi reservada a data de 23 de julho para que as luzes e som do parque e da festa em geral não funcionem pelo período de 2 horas, das 18:30 às 20:30.

A associação das entidades que realizam a festa afirma que “está sempre pensando em melhorias voltadas para o público com Transtorno do Espectro Autista e, por se tratar de um espectro com muitas características individuais, a organização do evento busca ao máximo incluir as pessoas com autismo nas atividades realizadas na festa possibilitando às mesmas um ambiente tranquilo e seguro”. E acrescenta que, entre as melhorias aplicadas na festa está o atendimento inclusivo e individualizado, incluindo um espaço acolhedor para estabilização; além disso, será feita uma programação especial para o público inscrito no Cadastro Único, o que inclui os beneficiários com Transtorno do Espectro Autista.