17/07/2024 08h02
atualizado em: 17/07/2024 08h02

Suscitado pela demanda crescente de atendimento na área, o pedido foi formulado por meio de requerimento aprovado na Câmara de Sorocaba

A crescente demanda da população sorocabana por profissionais de saúde especializados no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde) tem sido uma tema frequente de debates e proposituras na Câmara Municipal de Sorocaba. Nessa linha, um requerimento aprovado na Casa e já encaminhado ao Executivo trata da necessidade urgente de ampliar os quadros de médicos neurologistas na rede de saúde pública municipal.

Ramo da medicina encarregado das doenças do sistema nervoso central, periférico e autônomo, envolvendo cérebro, medula, nervos e músculos, a neurologia é uma especialidade essencial para a saúde, conforme salienta o autor do requerimento. O médico neurologista estuda e trata diversas doenças, como dores de cabeça, crises convulsivas, problemas de memória, crises epiléticas e problemas de movimento, entre outras.

Em razão dessa ampla e crescente demanda, o requerimento aprovado na Câmara de Sorocaba solicita informações ao Executivo sobre a quantidade de neurologistas na rede pública municipal de saúde e indaga se procede a informação de que apenas dois profissionais – um neurocirurgião e uma neurologista clínica – atuam na rede. Também indaga qual o tipo de vínculo desses médicos com a municipalidade e qual seria o número adequado de neurologistas na rede municipal para suprir a demanda.