Homenagem ao cão da Guarda Civil Municipal foi instituída por lei publicada no Jornal do Município
Fica denominada “Cão Mayke” a clínica pública veterinária do Programa Meu Pet, localizada na Rua Nelson Cardoso Marques com a Avenida Betsaida, no Jardim Betânia. É o que estabelece a Lei n° 13.036, de 5 de julho de 2024, publicada no Jornal do Município.
Na justificativa, o autor explica que a lei promove alteração no nome, pelo fato do cão terapeuta ser mais conhecido com a grafia de “Mayke”, e não Myke, conforme apresentado anteriormente.
Os trabalhos sociais e terapêuticos do animal, representando a Guarda Civil Municipal, tiveram início há nove anos, quando seu treinador, o guarda civil Ezequiel Ponciano Alves, passou a idealizar a implantação de um canil na GCM, devido à importância de cães em atividades da corporação, principalmente focado no contexto social.
Mayke participou da implementação do canil em 15 de março de 2018 e, quando morreu, em 22 de novembro de 2018, chegou a ser notícia na Veja São Paulo, entre outras publicações. O cão visitava escolas, creches, hospitais, casas de repouso e diversos locais da cidade no desempenho de seu trabalho, levando conforto, apoio emocional, e estímulo para pessoas que passavam por dificuldades físicas ou emocionais.