11/07/2024 13h11

O empresário Daniel Caetano Lorenti recebeu o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene da Câmara Municipal

O empresário Daniel Caetano Lorenti, que contribui com a formação de mais de 400 mil alunos em mais de 20 países, foi agraciado com o Título de Cidadão Sorocabano, em sessão solene realizada na manhã de sábado, 6, no plenário da Casa. O vereador proponente ressaltou “a notável contribuição do homenageado para o desenvolvimento educacional e tecnológico na cidade de Sorocaba com um trabalho educacional que vai além das fronteiras do município”.

Na mesa de honra da solenidade estiveram presentes o pai e a mãe do homenageado e, na mesa estendida, compareceram amigos e familiares, entre outras personalidades. O evento contou com apresentações musicais dos cantores Aline Godoy e Ângelo Valera, acompanhados pelos instrumentistas Abner Antunes (violino), David Ortolano (viola) e Renato Cardoso (violoncelo).

Ao agradecer a homenagem, Daniel Caetano Lorenti contou que, tendo morado por dois anos na cidade, voltou para São Paulo por questões profissionais, mas percebeu que não se adaptava mais na capital e procurou motivos profissionais para retornar para Sorocaba, cidade que o acolheu de braços abertos. “Percebi que era uma cidade muito boa, não somente pela estrutura que oferece, mas pelas pessoas, pela generosidade, pela cultura vibrante, pelo acolhimento”, ressaltou, acrescentando que “Sorocaba é uma cidade em que sonhos se tornam realidade”.

Dados biográficos – Nascido em Osasco, São Paulo e tendo se mudado para Tatuí ainda na infância, Daniel Caetano Lorenti demonstrou desde cedo uma vocação para a educação e o empreendedorismo. Após uma bem-sucedida trajetória na capital paulista, onde iniciou sua carreira e enfrentou desafios significativos no setor educacional, encontrou em Sorocaba o local ideal para expandir suas aspirações educacionais e empreendedoras.

Em 2008, Daniel Lorenti se apaixonou por Sorocaba ao considerar a cidade para a abertura de uma nova unidade de sua escola, o que se mostrou um empreendimento bem-sucedido. Esta decisão não apenas marcou o início de sua jornada empreendedora na cidade, mas também estabeleceu as bases para futuras inovações no campo da educação tecnológica.

Posteriormente, junto com seu irmão, Daniel fundou a Start Educação Tecnológica em Sorocaba, que mais tarde evoluiu para a Viamaker Education, uma empresa que se tornou líder no fornecimento de materiais educacionais inovadores e distribuidora oficial dos conjuntos Lego Education no Brasil. O impacto de suas iniciativas transcendeu fronteiras, beneficiando estudantes em mais de 20 países.

“Através de seu trabalho pioneiro e dedicação à educação tecnológica, Daniel Lorenti não apenas contribuiu significativamente para o desenvolvimento econômico e educacional de Sorocaba mas também promoveu a cidade como um centro de inovação e excelência educacional no cenário nacional e internacional” – enfatizou o vereador proponente da homenagem.