04/07/2024 10h49
atualizado em: 05/07/2024 09h14

A solenidade será realizada na noite desta sexta-feira, 5, às 19 horas, no plenário da Casa, com a presença de autoridades civis e eclesiásticas

Dom José Carlos Aguirre (foto da Arquidioces de Sorocaba)O centenário de fundação da Arquidiocese de Sorocaba será celebrado em sessão solene da Câmara Municipal, a ser realizada na noite desta sexta-feira, 5, às 19 horas, no plenário da Casa. Além do vereador propoente da sessão solene e de outros parlamentares, o evento irá contar com autoridades civis e eclFoto esiásticas.

Conforme seus estatutos, a Arquidiocese de Sorocaba é uma instituição eclesiástica, entidade civil beneficente, que tem por escopo a realização de atividades religiosas, educacionais, culturais e de assistência social, inclusive de assistência à saúde, e abrange paróquias, seminários, capelas, freguesias, fábricas paroquiais, templos católicos, confrarias, irmandades, cúria arquidiocesana e órgãos de administração eclesial.

A Arquidiocese de Sorocaba é responsável direta pelos municípios de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Boituva, Cerquilho, Iperó, Jumirim, Piedade, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Tapiraí, Tietê e Votorantim. Também está à frente da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, que é responsável pelo Hospital desde setembro de 2017, quando o padre Flávio Jorge Miguel Júnior assumiu a presidência da Irmandade, que tem como moderador o arcebispo Dom Julio Endi Akamine.

Criação da Diocese – A história da Arquidiocese de Sorocaba remonta à criação da Diocese de Sorocaba, através da publicação de duas bulas pelo Papa Pio XI, em 4 de julho de 1924, no Vaticano, em Roma. Uma bula criava duas novas circunscrições eclesiásticas no interior do Estado de São Paulo, em Sorocaba e Santos, e outra designava o cônego José Carlos de Aguirre (1880-1973), então titular da Paróquia de Bragança Paulista, para ser o primeiro bispo diocesano de Sorocaba.

Paulista de Itaqueri da Serra, então distrito de Rio Claro, José Carlos de Aguirre estudou no Liceu do Sagrado Coração de Jesus, em São Paulo e, em 1896, ingressou no Seminário Episcopal de São Paulo. Em 8 de dezembro de 1904, foi ordenado presbítero e, no dia seguinte, rezou sua primeira missa no altar de Nossa Senhora de Lourdes no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em São Paulo.

Depois de desempenhar várias funções na hierarquia da igreja, como secretário e professor do Colégio Diocesano de São Paulo e vigário de Bragança, foi designado bispo da Diocese de Sorocaba e chegou à cidade para assumir essa missão em 31 de dezembro de 1924, sendo recebido pela população no pátio da estação ferroviária, tomando posse no dia seguinte. Comandou a Diocese de Sorocaba durante 48 anos, ordenando um total de 278 padres. Morreu em 10 de janeiro de 1973, com 92 anos.

Primitiva Capela de Nossa Senhora da Ponte e Mosteiro de São Bento em construção (Tela do artista plástico Ettore Marangoni, com base em estudos e orientações do Monsenhor Castanho, conhecido como histdoriador Aluísio de Almeida)Bispos e arcebispos – O segundo bispo diocesano de Sorocaba foi José Melhado Campos (1909-1996), que era paulista de Limeira, e após ser nomeado, pelo Papa Paulo VI, coadjutor de Dom Aguirre, com a morte deste, assumiu a Diocese de Sorocaba em 8 de janeiro de 1973, permanecendo na função até 20 de janeiro de 1980, quando renunciou. Foi autor de vários livros e um dos fundadores da Academia Sorocabana de Letras.

Seu bispo coadjutor, Dom José Lambert (1929-2007) assumiu a Diocese de Sorocaba, nomeado pelo Papa João Paulo II em 20 de maio de 1981. Com a transformação da Diocese em Arquidiocese de Sorocaba, tornou-se, em 29 de abril de 1992, o primeiro arcebispo metropolitano de Sorocaba, recebendo o pálio das mãos do Papa João Paulo II, em Roma, em 29 de junho daquele mesmo ano. Esteve à frente da Arquidiocese por 25 anos, falecendo em 26 de fevereiro de 2007, em Sorocaba, quando já era arcebispo emérito.

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, mineiro de Bias Fortes, onde nasceu em 25 de junho de 1941, foi o segundo arcebispo metropolitano de Sorocaba, nomeado pelo Papa Bento XVI, em 4 de maio de 2005, para suceder ao arcebispo Dom José Lambert. Dom Eduardo Benes tomou posse em 3 de julho de 2005 e esteve à frente da Arquidiocese de Sorocaba por onze anos. Em 2016, ao completar 75 anos, Dom Eduardo Benes renunciou ao cargo

Foi sucedido por Dom Júlio Endi Akamine, atual arcebispo metropolitano de Sorocaba, nomeado em 28 de dezembro de 2016 pelo Papa Francisco. Descendente de japoneses, é paulista de Garça, onde nasceu 30 de novembro de 1962. Foi ordenado sacerdote em 24 de janeiro de 1988, em Cambé, no Paraná. Dom Júlio Akamine é Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1995) e Doutor pela mesma Universidade (2005).