01/07/2024 10h52
atualizado em: 01/07/2024 15h03

As comemorações envolvem uma sessão solene a ser realizada nesta terça-feira, 2, às 19 horas, juntamente com livro e exposição sobre a história do bai

Os 30 anos de criação do Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho, o antigo “Sorocaba I”, serão celebrados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, a ser realizada na noite desta terça-feira, 2, às 19 horas, quando serão entregues diversas homenagens a moradores do bairro, que, por muitos anos, foi considerado o maior conjunto habitacional da América Latina.

A sessão solene é acompanhada por uma exposição de fotos históricas do bairro, que já está em cartaz no corredor que dá acesso ao plenário da Casa, e pelo lançamento do livro “Júlio de Mesquita: 30 Anos de História”. Também serão entregues Medalha de Mérito Cultural para Rosana Vandelice Cazarin e Título de Emérita Comunitária para Maria Cleusa Prado.

Exposição fotográfica – Composta de aproximadamente 40 fotos, a exposição retrata a história do bairro e seus moradores desde sua construção e inauguração no dia 21 de novembro de 1992 até os dias atuais. A exposição fotográfica ficará aberta ao público – em horário comercial e nos horários de sessões solenes e audiências públicas – até o dia 13 de julho.

Entre as fotos que constam da exposição estão imagens dos trabalhadores que executaram a construção das casas e convites das autoridades governamentais da época para a inauguração do conjunto habitacional. Além de imagens panorâmicas das casas, também há imagens das áreas verdes do entorno do bairro recém-construído e de crianças brincando nos primórdios das obras, entre outras.

História em livro – O livro “Júlio de Mesquita: 30 Anos de História” conta a história de 30 famílias que residem ou já residiram no bairro nesses 30 anos e traz fotos de moradores e de diversos pontos do bairro desde seus primórdios até o presente. O conjunto habitacional foi construído por meio de parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e o Governo do Estado e executado pela Companhia de Habitação de Interesse Social de Araçatuba.

Localizado na Zona Oeste de Sorocaba, na região do Bairro do lpatinga, a 11 quilômetros do centro da cidade, o Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita compreende uma área de mais de 1,3 milhão de metros quadrados, contando com 3.506 casas, 80 terrenos comerciais, 12 áreas institucionais, sete áreas de lazer e 49 ruas. Na época de sua inauguração, contava com 14.024 habitantes, que, hoje, somam mais de 30 mil pessoas.

Antigo “Sorocaba I” – O livro sobre a história do bairro conta que, para seus primeiros moradores, que realizavam o sonho da casa própria, a vida no início do bairro não era nada fácil. As ruas eram de terra, havia pouco comércio e as escolas eram provisórias, com estruturas pré-moldadas em madeira. Já a linha de ônibus se limitava às ruas que não estivessem tomadas pelo barro em dias de chuva.

Na época, as ruas do bairro, então conhecido como “Sorocaba I”, não tinham nome e eram identificadas por números, que iam de 1 a 33, tanto que muitos dos moradores mais antigos do Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita continuam chamando o bairro pelo seu nome inicial, “Sorocaba I”, e identificando as ruas por seus antigos números. É essa história de dificuldades, mas também de conquistas, que o livro e a exposição retratam e a Câmara de Sorocaba irá comemorar em sessão solene.