28/06/2024 10h50
atualizado em: 28/06/2024 10h52

O documento indaga quando será assinado contrato entre Prefeitura e a Asipeca para garantir a continuidade desse atendimento

A previsão de formalização do contrato de convênio entre a Asipeca (Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer e Autismo) e a Prefeitura de Sorocaba foi objeto de requerimento aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba em sua última sessão ordinária, na quinta-feira, 27. O documento ressalta que a assinatura do contrato é necessária para garantir a continuidade dos atendimentos para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O requerimento foi motivado pela queixa de um munícipe, relatando que há quase três semanas seu filho está sem terapia, uma vez que, segundo informações que lhe foram repassadas pela Asipeca, a entidade está aguardando a assinatura do contrato com a Prefeitura. Em razão disso, a criança vem tendo crises severas, devido à falta de terapia, uma que as terapias, conforme destacado no requerimento, são fundamentais para crianças com Transtorno do Espectro Autista, pois proporcionam o desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas e cognitivas que são essenciais para seu bem-estar e integração.

O requerimento observa que a consistência e continuidade dessas intervenções são cruciais, pois ajudam a estabelecer rotinas e padrões de comportamento que podem melhorar significativamente a qualidade de vida da criança com Transtorno do Espectro Autista. E ressalta que a interrupção das terapias para crianças com TEA resulta em sérios prejuízos no seu desenvolvimento, pois crianças autistas dependem da consistência e da repetição para assimilar novos conhecimentos e habilidades.

Em razão disso, o autor do requerimento quer saber qual a previsão para que o contrato entre a Prefeitura e a Asipeca seja assinado, a fim de que as atividades terapêuticas sejam restabelecidas. Também indaga quantas crianças serão beneficiadas com esse novo contrato e quantas eram beneficiadas no contrato anterior. Por fim, solicita informações sobre o valor e o prazo do contrato que está para ser assinado e quais os valores e prazos do contrato anterior.