27/06/2024 14h36
atualizado em: 27/06/2024 17h37

José Eugênio da Rocha, Rafael Mastroto e Rogério Timóteo da Silva foram homenageados por sua atuação ética e solidária por meio de trabalhos sociais

Três munícipes que atuam como voluntários de trabalhos sociais na cidade – José Eugênio da Rocha, Rafael Mastroto da Silva e Rogério Timóteo da Silva – foram homenageados pela Câmara Municipal de Sorocaba com a concessão de honrarias, entregues em sessão solene realizada no plenário da Casa, na noite de quarta-feira, 26.

José Eugênio da Rocha foi agraciado com a Comenda Referencial de Ética e Cidadania. Rafael Mastroto da Silva recebeu o Título de Cidadão Emérito. E Rogério Timóteo da Silva foi agraciado com o Título de Cidadão Sorocabano. O vereador proponente da homenagem destacou o trabalho social que cada um dos homenageados realiza em prol do bem comum.

Durante o evento, foram homenageados com votos de congratulações, pelo trabalho social que realizam na cidade, os seguintes bispos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias: Alessandro Caetano; Brian Sheridan; Carlos Eduardo Tomé; Cristóvão Pereira Figueiredo; Guilherme Luís Lopes Costa; Hellema Fonteles de Carvalho Menk. O evento contou com apresentações musicais de Ed Martin, Daniel Satler e Adriano Sambatti. Também se apresentaram os Irmãos Moura, três crianças do Projeto Guri.

Defesa da crianças – Agraciado com a Comenda Referencial de Ética e Cidadania, José Eugênio da Rocha se dedica à preservação dos direitos das crianças e adolescentes frente à violência, abuso e exploração sexual, atuando como presidente voluntário da ONG Projeto Vencer.

Seu trabalho já levou à capacitação de mais de 20 mil professores, equipando-os com os conhecimentos necessários para identificar e intervir em casos de abuso sexual infantil. Sua liderança na Comissão Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em Sorocaba é um exemplo de seu comprometimento com a proteção dos mais vulneráveis em nossa sociedade.

Também atua como coordenador do Projeto Mãos que Ajudam, na Região de São Paulo Norte, por meio de ações sociais significativas, envolvendo centenas de voluntários em momentos de crise, como na epidemia de dengue.

“Mãos que Ajudam” – Agraciado com o Título de Cidadão Emérito, Rafael Mastroto da Silva nasceu em Sorocaba, em 10 de outubro de 1985, filho de Ramilfo Evandro da Silva e Celia Maria Mastroto da Silva. É casado com Aline Cristina Pires Mastroto da Silva, com quem tem dois filhos. É graduado em Administração.

Rafael Mastroto da Silva, desde 2003, tem dedicado parte significativa de seu tempo aos trabalhos voluntários, sendo a maioria deles realizados por meio dos programas estabelecidos pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Seu engajamento inclui diversas atividades, destacando-se como voluntário no Programa "Mãos que Ajudam".

Missionário de tempo integral, tem sido uma presença constante em projetos sociais relevantes na cidade de Sorocaba, demonstrando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Seu trabalho voluntário não se restringe apenas à assistência espiritual, mas também se estende ao apoio ativo em iniciativas sociais que buscam elevar as condições sociais, financeiras, espirituais e educacionais das pessoas.

Valores fundamentais – Agraciado com o Título de Cidadão Sorocabano, Rogério Timóteo da Silva nasceu em Jundiá, Alagoas, em 24 de setembro de 1987, filho de Pedro Timóteo da Silva e Marinalva Marques da Silva. Seus pais foram os pilares que lhe transmitiram a importância da honestidade, trabalho dedicado e ética, valores fundamentais para a construção de uma sociedade justa e solidária.

Inspirado pelo exemplo de seus pais, filiou-se à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, contribuindo significativamente para o enriquecimento espiritual e moral da comunidade Sorocabana. O serviço missionário de dois anos, entre 2011 e 2013, no Amazonas, demonstra seu comprometimento em compartilhar mensagens transformadoras e promover o bem-estar social.

É casado com Bruna Baraldi, com quem tem quatro filhos. Sua dedicação em estender ações solidárias e caridosas às comunidades de Sorocaba demonstra seu compromisso com o bem-estar coletivo. Como empresário da construção civil, Rogério Timóteo da Silva contribui ativamente para o desenvolvimento econômico local. Sua paixão e trabalho árduo refletem sua crença de que, por meio do empenho individual e do amor ao próximo, podemos construir um mundo melhor.