27/06/2024 11h56

O questionamento diz respeito ao Centro de Educação Infantil “Dona Tercília Freire” (CEI), localizado no Jardim Belmejo

A falta de professor efetivo para sala de aula do Centro de Educação Infantil “Dona Tercília Freire” (CEI-11), localizado na Rua Joaquim Gonçalves Gomide, 127, no Jardim Belmejo, está sendo questionada em requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta quinta-feira, 27.

Ressaltando a importância da educação infantil como base para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, o autor do requerimento observa que a falta de um professor efetivo na sala de aula do CEI-11 está comprometendo a qualidade do ensino e o processo de alfabetização das crianças, conforme relatado pelo pai de uma aluna da escola, de 4 anos.

Conforme o requerimento, a alternância constante de professores substitutos impede a continuidade pedagógica e a criação de vínculos necessários para um ambiente de aprendizado seguro e eficaz. Com isso, dificulta-se o acompanhamento individualizado dos alunos, a identificação de suas necessidades específicas e a interação com os pais, o que prejudica o desenvolvimento integral das crianças.