Documento questiona ainda quais ações de prevenção e mitigação de desastres ambientais estão sendo adotadas pelo Executivo
Requerimento aprovado na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba solicita do Executivo o mapeamento de áreas de risco no Município. O documento também questiona quais ações de prevenção a desastres ambientais estão sendo adotadas ou planejadas pela administração municipal.
O proponente do requerimento cita levantamento realizado pelo governo federal que indicou que 12 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba estão entre as mais suscetíveis a eventos climáticos extremos, incluindo Sorocaba. “Tal informação foi amplamente divulgada pelo jornalismo local, gerando preocupação entre os municípios sobre a segurança e a prevenção de desastres”, afirma o vereador autor.
Além do mapeamento atualizado das áreas de riscos e das ações de prevenção e mitigação, o requerimento questiona a prefeitura se existem projetos para aumentar a resiliência da cidade frente aos desastres ambientais e se há planejamento referente à comunicação e orientação da população de áreas de riscos. Por fim, o proponente quer saber quais os investimentos previstos no orçamento para a prevenção de enchentes.