21/06/2024 13h21

A medida, sugerida ao Executivo por meio de indicação na Câmara, teria como objetivo personalizar o atendimento médico e reduzir custos

A inclusão de testes farmacogenéticos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sorocaba está sendo sugerida à Secretaria Municipal de Saúde por meio de indicação apresentada na Câmara Municipal de Sorocaba. Para o vereador que sugere a medida, esse tipo de teste representa um avanço significativo na personalização dos tratamentos médicos, trazendo benefícios consideráveis tanto para a gestão de saúde quanto para a população.

A farmacogenética é uma área da medicina que estuda como as variações genéticas de um indivíduo influenciam na resposta de seu organismo aos medicamentos. Dessa forma, argumenta o parlamentar, os testes farmacogenéticos permitem que os tratamentos médicos sejam mais eficazes e seguros, personalizados de acordo com o perfil genético de cada paciente, possibilitando identificar o regime terapêutico mais adequado para cada indivíduo e, com isso, aumentando as taxas de sucesso e reduzindo os efeitos colaterais.

Para o parlamentar, a medida resultaria em menor uso de medicamentos inadequados, reduzindo custos com tratamentos de efeitos colaterais e internações hospitalares desnecessárias. Os testes farmacogenéticos no SUS em Sorocaba, ainda de acordo com a indicação, poderiam ser implementados por meio de um projeto-piloto, que poderiam servir de modelo para outras localidades da rede municipal de saúde.