Aprovado na última sessão, requerimento reforça pedido de estudo encaminhado ao Executivo em março
Com o objetivo de garantir a segurança energética e possibilitar economia com os gastos públicos municipais com energia elétrica, requerimento aprovado na Câmara Municipal na última sessão ordinária, realizada nesta quinta-feira, 20, solicita do Executivo a realização de estudos sobre a viabilidade de obtenção de energia elétrica por outras fontes, além da fornecida pela concessionária do serviço.
O documento cita como exemplo a aquisição de painéis solares fotovoltaicos, que poderiam ser instalados no telhado dos próprios municipais, assim como a implantação das chamadas fazendas solar e eólica, ou ainda a compra de energia elétrica, de diversas tecnologias ecológicas, produzida por terceiros.
Em resposta a requerimento similiar, do mesmo autor, aprovado em março deste ano, o Executivo informou que “considerando que o tema envolve aspectos legais e técnicos, fatores estes que ensejam maior aprofundamento, será instaurado um procedimento administrativo para avaliar a questão”. Porém, como até o momento não houve uma devolutiva sobre o início ou não do estudo, o parlamentar reforça o pedido por meio do novo requerimento.
“Os custos com energia elétrica sofrem ajustes periódicos, seja para fazer frente aos momentos de bandeira amarela e bandeira vermelha, seja em face dos reajustes inflacionários, por isso, este vereador defende a possibilidade de obtenção de energia elétrica de forma mais barata do que aquela ofertada pelo fornecedor que, em Sorocaba, acaba sendo um monopólio natural da CPFL”, justifica o proponente no documento.