20/06/2024 10h19
atualizado em: 20/06/2024 10h29

O instituto é especializado em contabilidade do terceiro setor e atua em defesa das pessoas com deficiência em conjunto com diversas entidades

Os 25 anos do Instituto Delta, entidade que se dedica à inclusão social de pessoas com deficiência, foram comemorados em sessão solene da Cãmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de quarta-feira, 19, no plenário da Casa. A presidente do instituto, Sílvia Moral, integrou a mesa de honra da sessão solene, que também homenageou com votos de congratulações voluntários da entidade.

A mesa estendida contou com a presença de representantes de várias entidades, como a Associação dos Amigos dos Autistas de Piedade, Rotary Club Sorocaba Novas Gerações, Conselho do Idoso, Momunes (Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba), Afissore (Associação dos Fissurados Labiopalatais de Sorocaba), Projeto Ampliar, ASAS (Assistência Sorocabana Ampliada de Saúde), Associação Lugar de Amor e Restauração Luar, entre outras.

A presidente do Instituto Delta lembrou os primórdios da entidade, que, ainda com outro nome, participou da luta pelo transporte especial para as pessoas com deficiência e pela inclusão escolar de pessoas com deficiência auditiva e visual. Lembrou que, juntamente com uma surda profunda bilateral (que hoje cursa doutorado), a entidade iniciou uma luta para que houvesse intérpretes de Língua Brasileira de Sinais nas salas de aula.

O Instituto Delta, na defesa das pessoas com deficiência, ajudou a construir a legislação municipal voltada para as pessoas com deficiência, como o transporte especial, os intérpretes de Língua Brasileira de Sinais nas escolas, começando, no início dessa luta, por uma sessão solene realizada na Câmara Municipal com intérprete de Libras. Em seguida, os membros do instituto procuraram participar dos conselhos municipais, por entender a importância dos conselhos na consolidação das políticas públicas.

Além de participar de diversas lutas de inclusão das pessoas com deficiência ao longo de sua história, o Instituto Delta especializou-se na contabilidade do terceiro setor. A entidade trabalha em parceria com diversas entidades e desenvolve vários projetos, com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos, contemplando diversas comunidades, como os surdos, os paratletas, as mães de crianças com deficiência, entre outros.

O evento contou com apresentações musicais do Coral da Paróquia São Guilherme e um duo formado por Edson Lima e Giovanna Paes de Oliveira, com o músico André, que apresentaram a música Canção da América, de Milton Nascimento e Fernando Brant.