19/06/2024 09h32

Por meio de requerimento na Câmara Municipal, vereadora questiona Executivo sobre furtos e depredações nos cemitérios municipais

Os furtos e depredações nos cemitérios públicos municipais de Sorocaba foram objeto de requerimento destacado e aprovado na última sessão ordinária da Câmara Municipal, na terça-feira, 18. A autora do requerimento apresentou um vídeo durante a sessão mostrando alguns exemplos de furtos e depredações que ocorreram no cemitério, afetando túmulos de várias famílias.

Conforme o requerimento, os munícipes que visitam costumeiramente os jazigos da família e dos amigos há tempo vêm denunciando a precária manutenção dos cemitérios e a total inexistência de segurança nesses locais, para muitos, sagrados. Têm ocorrido furtos de peças e objetos de metais que ornamentam e identificam as famílias e seus mortos.

De acordo com o requerimento, as ocorrências, apesar de subnotificadas, são constantes sobretudo, nos cemitérios da Saudade, no Centro, e no da Consolação, na Vila Haro. São vários os casos de famílias que já tiveram objetos de metais furtados, túmulos vandalizados mais de uma vez.

Ainda de acordo com o requerimento, a Guarda Civil Municipal registrou, em 2022, 36 ocorrências de furtos nos quatro cemitérios municipais de Sorocaba e, mais recentemente, em maio de 2024, as ocorrências registradas apresentaram um aumento de 80%, quando se compara com o mesmo período do ano passado.

Em razão disso, a autora do requerimento quer saber qual o número de ocorrências registradas nos quatro cemitérios públicos municipais nos últimos 48 meses e qual o número de funcionários públicos e terceirizados lotados em cada um dos cemitérios. Também indaga quais os procedimentos foram adotados pela atual administração visando melhorar a segurança dos cemitérios e cobra videomonitoramento desses locais.