14/06/2024 08h27

A sessão solene para celebrar o aniversário do órgão da reserva do Exército Brasileiro será realizada neste sábado, 15, às 9 horas

Os 107 anos do Tiro de Guerra de Sorocaba – órgão de formação da reserva do Exército Brasileiro – serão comemorados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, a realizar-se neste sábado, 15, às 9 horas no plenário da Casa.

Segundo informações do sítio oficial da Diretoria de Serviço Militar do Exército Brasileiro, o Tiro de Guerra é um órgão de formação da reserva do Exército Brasileiro encarregado de formar cidadãos para compor a reserva mobilizável em caso de necessidade.

Os Tiros de Guerra estão localizados em cidades que não possuem quartel, facilitando aos jovens que completam 18 anos prestar o serviço militar obrigatório sem ter que sair de sua cidade de origem. No órgão, os jovens alistados recebem treinamento físico e militar, como treinamento de tiro, acampamentos, camuflagens, entre outros.

O Tiro de Guerra de Sorocaba, a exemplo de seus congêneres no país, também desenvolve uma atuação cívica e social na cidade, participando de campanhas beneficentes e estimulando a cidadania e o patriotismo. Recentemente, por exemplo, participou com 95 voluntários da campanha do Fundo Social de Solidariedade, que enviou donativos para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.