28/05/2024 14h41

Vereador participou do programa “Bate-papo com os Vereadores” na TV Câmara e falou sobre o trabalho realizado pelo mandato.

O vereador Francisco França (PT) participou na tarde desta terça-feira, 28, do programa “Bate-papo com os Vereadores”, na TV Câmara Sorocaba. O parlamentar foi entrevistado pelo jornalista Carlos Garbo e falou sobre trabalho desenvolvido durante o mandato e a defesa pela tarifa zero no município.

Vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, Francisco França contou sobre o trabalho para evitar uma greve no transporte público por conta das reivindicações de melhorias nos salários da categoria. “Foi um trabalho muito sério, com respeito. Evitamos uma greve participando da mesa de negociações”, disse, contado que conversou com o prefeito e explicou os prejuízos da greve para a população. Segundo ele, os trabalhadores aprovaram a proposta apresentada e garantiu que não haverá reajuste de passagens.

O parlamentar foi autor de uma moção de aplausos para as Forças Armadas por conta do trabalho de resgate durante a ocorrência de cheias no Rio Grande do Sul. “Esse sim é o papel das Forças Armadas, e não tentar da um golpe de estado no Brasil”, destacou. Segundo ele, o desempenho no sul demonstra um papel de cidadania, também desempenhado por outras forças como Corpo de Bombeiros. Ele lamentou ainda as notícias falsas sobre a tragédia e defendeu uma união dos brasileiros pelo fim da polarização política.

Outro tema abordado pelo vereador foi a realização, por sua iniciativa, de uma sessão solene em homenagem aos metalúrgicos de Sorocaba, com a celebração dos 70 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal). “Ali é onde os trabalhadores encontram guarida para defender seus direitos” disse, destacando a importância dos sindicatos. Ele relembrou a história do SMetal e das lutas em defesa dos trabalhadores e da democracia no país.

Transporte público – O vereador contou ter recebido denuncias de que ônibus velhos estavam em atuação no município. Ele disse ter acionado a Urbes e cobrado a regularização da situação, que hoje foi normalizada, com a retirada dos veículos de circulação. Francisco França contou sobre o funcionamento do BRT em Sorocaba e que tem acompanhado o desenvolvimento do sistema, que ainda apresenta problemas que estão sendo sanados junto à Urbes e a empresa gestora do modal. “Não tenho dúvidas que Sorocaba e o povo sorocabano gaharam muito com o BRT.”

Francisco França defendeu a tarifa zero no transporte publico municipal e lembrou que já existem mais de 100 cidades no Brasil que oferecem o beneficio. Ele disse que apresentou projeto de lei que está tramitando na Casa e a intenção é que no próximo ano já tenha instituída a tarifa zero para estudantes.

Outra solicitação do parlamentar em relação ao transporte público no município é o aumento de segurança nos terminais e implantação de videomonitoramento. Segundo Francisco França, “é lamentável as os dois grandes terminais esteja abandonados, com pessoas invadindo, fazendo coisas que não devem, ameaçado trabalhadores”, disse. Ele contou ter recebido resposta da Urbes que está sendo aberto processo licitatório para contratação de empresa de segurança privada. O vereador lembrou que a Guarda Municipal não atua mais nos terminais e destacou que outro local que tem tido problemas de segurança é a rodoviária.

Projetos – O vereador contou sobre o Projeto de Lei 81/2024, que torna obrigatória a comunicação pelo Ofício de Registro de Imóveis à Prefeitura do Município de Sorocaba, de operações de compra e venda ou de qualquer forma de transferência de titularidade de bens imóveis na forma que especifica. Segundo ele muitas pessoas sofrem por conta da não comunicação de transferência após a venda de imóvel pelo comprador, sendo alvo de cobranças posteriores, principalmente de taxas de água e IPTU.

Outra iniciativa apresentada por Francisco França é o Projeto de Lei 119/2020, que obriga as operadoras de aplicativos de entrega, com atividades em Sorocaba, a manter base de apoio no município visando o mínimo de comodidade aos entregadores. “É uma categoria que virou importantíssima pra sociedade e precisamos dar o mínimo de conforto e acomodação para esse pessoal”, disse. Ele lembrou também que é dele a iniciativa pra criar nas avenidas de Sorocaba fixa exclusiva para os motociclistas. “Já estamos em contato com a Secretaria de Mobilidade, a Urbes e a proporia prefeitura para que em breve Sorocaba também tenha isso”, contou. O vereador ainda contou sobre o pedido de construção de travessia de cimento entre os bairros Ipanema Ville e Jardim Botucatu.

Por fim, Francisco França lembrou que no próximo dia 3 de junho haverá uma sessão solene para lançamento do livro “Linha de frente: a épica história dos trabalhadores dos transportes de Sorocaba e Região, fortes e preparados", de autoria do jornalista Carlos Araújo, que conta a história do sindicato dos Trabalhadores em Transporte.