24/05/2024 12h17
Facebook

Vereador participou do programa “Bate-Papo com os Vereadores” desta sexta-feira, 24

Segurança no trânsito, melhorias para os bairros, saúde e esporte foram algumas das questões abordadas pelo vereador Rodrigo do Treviso (PL) no programa “Bate-Papo com os Vereadores”, da TV Câmara, desta sexta-feira, 24. Na entrevista conduzida por Carlos Garbo, o vereador comentou leis de sua autoria, a aplicação de emendas parlamentares e ainda parcerias que tem feito com a iniciativa privada para conseguir a doação de exames de Raio-X. 

O vereador falou sobre a aprovação da lei de sua autoria que torna obrigatória a retirada de fios e cabos sem utilização dos postes pela concessionária de energia e empresas de telefonia, internet e comunicação. “Hoje a empresa faz a instalação, mas, quando as pessoas cancelam, não faz a retirada dos fios, aí fica aquele emaranhado. O problema não é só o visual há um risco gigantesco do cabo pegar uma pessoa e causar um acidente grave”, frisou.

Rodrigo do Treviso também está cobrando do Executivo a aplicação do programa “Travessia de Pedestre Iluminada”, implantado por meio de lei de sua autoria “para garantir a segurança de pedestres e alertar os motoristas”, como destacou na entrevista. Por meio de requerimentos, o vereador tem solicitando ainda uma série de melhorias para o trânsito na Zona Norte da cidade, incluindo obras em pontes, asfalto e recapeamento.

Saúde Pública - A saúde foi outro ponto levantado no bate-papo com o vereador Treviso que tem trabalhado pela realização de mutirão de cirurgias de catarata e também para diminuir as filas de exames e procedimentos. “Tínhamos uma fila de 5,8 mil pedidos de Raio-X, na demanda reprimida, e eu consegui 2,5 mil com um empresário que doou os procedimentos, isso foi em setembro”, lembrou, citando que a fila aumentou novamente, mas que o trabalho em busca de novas parcerias continua.

Outros problemas apontados foram a falta de medicamentos na rede e a demora por exames de sangue. O parlamentar reforçou que a prefeitura precisa trabalhar com uma programação mais eficiente para atender a população com agilidade. “Então, temos que ter remédio para um ano? Não, para um ano e meio pelo menos. Precisamos fazer uma análise, porque a falta de medicamentos tem que acabar”, disse.

Outro tema abordado foi a epidemia de dengue na cidade. “Os casos só estão aumentando, a gente pede para todos os moradores olharem suas casas, o quintal, porque o problema não é só da prefeitura é de todos nós”, disse. 

Emendas impositivas – O vereador Rodrigo do Treviso, explicou que solicitou do Executivo a destinação de R$ 500 mil de suas emendas no orçamento, que estão em aberto, para a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da Vila Barão. “Às vezes tem médico, mas não tem sala para atendimento, então precisamos ampliar e também reformar o telhado”, afirmou. Sobre o abandono de motolâncias, adquiridas para o resgate de urgência com a ajuda de emenda impositiva, o parlamentar disse que a informação é que faltam servidores treinados para a função. 

O vereador está propondo ainda a implantação do programa “Adote um campo”, para que, por meio de parcerias, empresas possam realizar melhorias em troca de publicidade. O parlamentar também comentou sobre o futebol varzeano na cidade e as melhorias conquistadas para o setor e ainda os planos em andamento. “Nossa ideia é abrir as portas e trazer jogos de classificação para o CIC, com transmissão ao vivo na TV”, anunciou.

Treviso também comentou a tragédia climática no Rio Grande do Sul e o movimento de solidariedade que tomou conta de Sorocaba, tanto na arrecadação de doações como com voluntários que descolaram para lá. “Tem muita coisa para ser feito ainda, como vemos nas imagens e nos relatos”, frisou. 

A entrevista completa com o vereador Rodrigo do Treviso pode ser vista na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).