24/05/2024 10h45
atualizado em: 24/05/2024 10h52
Facebook

Programa especial contou ainda com a participação do vereador Luis Santos (Republicanos), que promove sessão solene sobre o tema na noite desta sexta-feira, 24

Na Semana do Tropeiro, o programa “Manhã Câmara”, da Rádio Câmara, desta sexta-feira, 24, recebeu violeiros da Orquestra de Viola Zé Franco, a convite do vereador Luis Santos (Republicanos), que preside a Comissão de Turismo da Câmara. Autor de leis que valorizam a memória tropeira em Sorocaba, o vereador também irá promover na noite desta sexta, no plenário da Casa, a partir das 19h30, sessão solene em celebração ao Dia do Tropeiro e a Semana do Tropeirismo.

O programa, conduzido por Priscilla Radighieri, coordenadora da emissora, e Marcelo Araújo, recebeu os violeiros Santos e Gonçalves, e ainda o diretor de turismo Márcio Assad, de Lapa, no Estado do Paraná, cidade-irmã de Sorocaba com forte influência tropeira. Ao som de música raiz, o programa abordou a história do tropeirismo, e a necessidade do resgate dessa cultura para manutenção da tradição tropeira nas novas gerações. 

Logo na abertura, o vereador Luis Santos destacou que a sessão solene contará com a participação de integrantes da 11ª Tropeada Paulista, formada por comitivas de diversas cidades que fazem parte do Caminho das Tropas. “É um prazer estar mais uma vez falando desse tema tão palpitante, tão apaixonante, pelo qual trabalhamos há tantos anos e que está crescendo cada vez mais, se tornando mais presente na história das novas gerações, que precisam conhecer e defender o tropeirismo”, destacou. 

Capital do Tropeirismo - Luis Santos é autor da Lei nº 11.171, de 16 de setembro de 2015, que incluiu no calendário oficial de Sorocaba o “Dia do Tropeiro”, comemorado em 22 de maio, e da Lei nº 11.086, de 22 de abril de 2015, que instituiu Sorocaba como “Capital do Tropeirismo”. O vereador, que também encaminhou emendas parlamentares para a realização de eventos da semana do tropeirismo, defende a criação de um Museu do Tropeiro na cidade e maior exploração turística do tema. “Estou trabalhando na revisão do Plano de Sorocaba para que se abram esses espaços. É uma luta constante para ver nossa cidade realmente assumir protagonismo dentro desse que foi um ciclo fantástico para o nosso país”, afirmou. 

Entre muitas histórias sobre tropas, comércio de mulas e atuação dos tropeiros, Márcio Assad, que está lançando seu segundo livro sobre o tropeirsmo, citou a produção do seriado “Os Tropeiros”, do programa Globo Rural, da Rede Globo, há 18 anos, como um marco para o resgate da cultura tropeira. “Foi uma página épica na história, que lançou luzes ao tropeirismo e muitas coisas ocorreram a partir daí”, destacou. Também falou sobre o trabalho que é desenvolvido junto às crianças na rede de educação de Lapa, para manter a tradição na comunidade, e ainda dos bastidores das tropeadas.

O programa Manhã Câmara especial Semana do Tropeiro foi transmitido também pela TV Câmara e está disponível nas redes sociais (YouTube e Facebook) do Legislativo sorocabano.