24/05/2024 10h13
atualizado em: 27/05/2024 12h08
Facebook

O vereador cobra ações da CPFL e à Companhia de Transmissão de Energia Elétrica para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região ​

O vereador João Donizeti Silvestre (União Brasil), por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária de quinta-feira, 23, reivindica à CPFL (Companhia Piratininga de Força e Luz) e à ISA CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista), que realizem, com urgência, a limpeza e manutenção das áreas situadas sob as linhas de transmissão de energia na região do Cajuru, localizadas entre as ruas Alberto do Valle Siqueira e Messias Leite, e abrangendo núcleos habitacionais como Jardim Horizonte, Jardim Villagio Cajuru, Jardim Ametista, Jardim Eliana e Jardim Novo Cajuru.

De acordo com João Donizeti, a comunidade local tem enfrentado sérios problemas devido à negligência na manutenção dessas áreas. “Essa situação acarreta diversos transtornos para os moradores, pois esses espaços se transformaram em grandes criadouros de insetos e animais peçonhentos, acentuando os problemas de saúde pública e segurança da comunidade circundante. Além disso, outro problema que já se tornou crônico é a ausência de calçadas, que obriga os pedestres a caminharem pela via, aumentando o risco de acidentes”, acrescenta.

João Donizeti destacou que a qualidade das poucas manutenções realizadas tem sido extremamente deficiente. “Um exemplo evidente da baixa qualidade dos serviços de limpeza nas linhas de transmissão é o trecho entre a Rua Alberto do Valle Siqueira, no Village Cajuru, e a Rua Messias Leite, no Jardim Horizonte, indo até o Jardim Ametista e totalizando cerca de 600 metros. Apesar da intervenção da equipe de limpeza nessas vias há menos de um mês, é lamentável constatar que o estado do local ainda permanece deplorável” – critica o parlamentar.

O vereador enfatiza que, em resposta às demandas da comunidade, foi aprovada pela Câmara Municipal a Lei nº 12.804, de 19 de maio de 2023, que obriga as concessionárias de energia elétrica a realizarem a manutenção e limpeza das áreas onde possuem torres de distribuição instaladas. Com base nessa legislação, João Donizeti requereu à CPFL e à ISA CTEEP informações sobre a possibilidade de enviar uma equipe para realizar a limpeza e manutenção das linhas de transmissão no Cajuru – com urgência – e pede esclarecimentos sobre os motivos caso a resposta seja negativa.