21/05/2024 16h07
atualizado em: 22/05/2024 13h00
Facebook

Por iniciativa do vereador Fernando Dini (PP), socorristas que atuaram como voluntários no Estado do Sul receberam votos de congratulações

Um grupo de socorristas sorocabanos que ajudaram, como voluntários, no resgate de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul foram homenageados pela Câmara Municipal de Sorocaba, com votos de congratulações, em meio à sessão extraordinária desta terça-feira, 21. A iniciativa foi do vereador Fernando Dini (PP), que contou com a anuência do presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PSD), no sentido de abrir uma exceção dentro da sessão extraordinária para que fosse realizada a entrega dos votos com a participação dos demais vereadores. 

Os voluntários – alguns dos quais são servidores públicos da Câmara Municipal e da Prefeitura de Sorocaba – foram para o Rio Grande do Sul às suas próprias custas, deixando temporariamente seus empregos, sem remuneração, para ajudar no socorro às vítimas. “Essa homenagem tem como objetivo reconhecer a solidariedade do povo sorocabano em momentos como esse, tanto contribuindo com a arrecadação de toneladas de alimentos e roupas, que foram doados ao povo gaúcho pelo Fundo Social de Solidariedade, quanto por isso ato de heroísmo dos nossos socorristas”, afirmou Fernando Dini (PP) ao saudar os homenageados.

O vereador Cláudio Sorocaba (PSD) também parabenizou a equipe de voluntários e ao vereador Dini pela iniciativa de homenageá-los. “Nós que acompanhamos de longe aquela tragédia do Rio Grande do Sul, através da televisão, já ficamos muito abalados, vendo o sofrimento das crianças, dos idosos, de todas aquelas pessoas, imagine então o quanto deve ter sido difícil socorrer aquelas pessoas. Por isso, também quero parabenizar todos vocês pelo trabalho que fizeram, salvando vidas” – afirmou o presidente do Legislativo.

O vereador Dylan Dantas (PL) parabenizou todos os voluntários que atuaram no socorro às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul e ressaltou que um dos voluntários era seu assessor parlamentar, o servidor Júnior Rosa, que, há duas semanas, deixou seu gabinete para ir em socorro às vítimas no Rio Grande do Sul. “Mesmo sendo um ano eleitoral, um período de muito trabalho, fiquei com um assessor a menos, mas decidi liberar o servidor, por uma questão humanitária”, afirmou o vereador, explicando que o servidor teve que ser exonerado, uma vez que não podia se licenciar para realizar esse trabalho voluntário.

O vereador Cristiano Passos (Republicanos) ressaltou que o trabalho realizado pelos voluntários sorocabanos no Rio Grande do Sul é um legado que vai passar para a história. “Essa força popular, a união das pessoas, voluntariamente, de todas as religiões, é muito importante nesse momento. Não importa a religião, todo mundo está pensando no próximo. E precisamos continuar unidos nesse esforço conjunto pois o povo do Rio Grande do Sul ainda vai precisar de muita ajuda” – disse o parlamentar.

Foram homenageados com votos de congratulações o socorrista Adilson de Oliveira França, da equipe de bombeiros, juntamente com André Luís Oliveira Gaidukas, Rodrigo Henrique dos Santos, Rogério Marins e Oswaldo Francisco Rosa Júnior, que falou em nome da equipe: “Cada um aqui fez esse esforço para dedicar a uma causa nobre. Temos treinamento para atuar em casos de calamidade e fizemos uma vaquinha e conseguimos recursos para ir e voltar e ajudar algumas instituições no Rio Grande do Sul. Ajudar pessoas, salvar vidas, não tem preço” – afirmou Júnior, agradecendo todas as pessoas que ajudaram a viabilizar a missão.