20/05/2024 08h59
atualizado em: 20/05/2024 09h11
Facebook

Por iniciativa do vereador Fausto Peres (Podemos), o pastor Elias Miguel dos Santos recebeu o Título de Cidadão Sorocabano

Em razão do trabalho social e espiritual que realiza em Sorocaba e região, inclusive já tendo atuado com pacientes de hanseníase na cidade de Itu, o pastor Elias Miguel dos Santos recebeu o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de sexta-feira, 17, no plenário da Casa. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Fausto Peres (Podemos), que presidiu a solenidade.

O vereador dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: o vereador da cidade de Itu, Norbino de Oliveira; o secretário municipal de Educação, Cleyton Lustosa; e os seguintes pastores da Assembleia de Deus Ministério Belém: o 2º vice-presidente pastor Luís Alberto Firmino, representando o reverendo Osmar José da Silva; o 3º vice-presidente pastor Mario Harder; o pastor Sandro Moreira Alves; e o pastor auxiliar Carlos Alberto Ribeiro.

Em seu discurso saudando o homenageado, o vereador Fausto Peres ressaltou que o pastor Elias Miguel dos Santos realiza um inestimável trabalho social em Sorocaba e que é testemunha desse trabalho há muitos anos. “Tive a grande oportunidade de estar com o senhor no Projeto Barnabé, que foi um dos projetos que me levou a conhecer mais a palavra de Deus, quando eu trabalhava com meu carro do som, e acompanhar esse trabalho foi muito especial para minha vida, para o meu aprendizado” – afirmou o vereador, que, em seguida, discorreu sobre a trajetória do homenageado.

Fausto Peres afirmou que o homenageado exerce seu trabalho pastoral “com muito amor e zelo pela obra de Deus” e acrescentou: “O pastor Elias é um amante da obra de Deus e não mede esforços para cuidar dos irmãos, cuidar de vidas que necessitam do seu auxílio espiritual. Eu não tenho dúvida nenhuma, pastor, que o trabalho que o senhor desenvolveu tanto no bairro do Cajuru quanto desenvolve hoje no Bairro de Aparecidinha tem resgatado muitas vidas. O senhor é um exemplo para nós” – enfatizou o parlamentar.

Os demais pastores que compuseram a mesa de honra também deram seu testemunho sobre o trabalho social e espiritual do homenageado, entre eles, o pastor e secretário municipal Clayton Lustosa, que deixou ao homenageado um abraço do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, que, devido a uma impossibilidade de agenda, não pôde comparecer à sessão solene, mas disse lamentar muito por não poder participar da homenagem ao pastor. O evento contou com apresentações do Coral da Igreja Assembleia de Deus Ministério Belém de Aparecidinha e da Banda de Paris, também da igreja, que apresentou músicas instrumentais.

Ao agradecer a homenagem, o pastor Elias Miguel dos Santos lembrou que nasceu num lar cristão e, desde criancinha, foi ensinado a servir a Deus, uma vez que seu pai levava os seis filhos para a igreja, fizesse chuva ou fizesse sol. “Maestro de coral por mais de 40 anos, ele nos ensinou a ser coristas e tínhamos que cantar afinado. Tive um pai exemplar e uma mãe que sempre nos abençoou, uma mulher simples, dona de casa, que era uma mulher sábia e a Bíblia diz que a mulher sábia edifica o lar”, afirmou, enaltecendo o papel da família.

Dados biográficos – Natural da cidade de São Paulo, onde nasceu em 12 de abril de 1967, Elias Miguel dos Santos é funcionário público, filho de Manoel Coelho dos Santos e Amélia Miguel dos Santos, numa família de seis irmãos (cinco homens e uma mulher). Mudou-se com sua família para a cidade de Itu, em 1976, e começou a trabalhar cedo, ajudando o pai. Em 1990, ingressou no serviço público no qual permanece até hoje na área de finanças. No mesmo ano, casou-se com Rosana Célia Alves Nunes dos Santos, com quem tem uma filha. 

Na vida religiosa, tornou-se líder de jovens já aos 15 anos e, em meados dos anos 80, com sua voz de trovão, gravou como cantor seu primeiro trabalho em disco de vinil. Veio para Sorocaba com a esposa atuando na Assembleia de Deus Ministério Belém, com o pastor Osmar Jose da Silva, que o convidou para pastorear uma igreja dentro do Hospital Pirapitingui, que cuida de pessoas com a hanseníase, em Itu, onde atuou por nove anos.

Em 2011, passou a atuar na Assembleia de Deus do Cajuru, onde permaneceu por mais de onze anos, realizando obras espirituais e sociais. Em 2023, foi enviado para o Bairro de Aparecidinha onde permanece até hoje executando seu trabalho pastoral e cuidando das pessoas que mais necessitam de auxílio espiritual.

A sessão solene para entrega do Título de Cidadão Sorocabano ao pastor Elias Miguel dos Santos foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Câmara Municipal de Sorocaba, nas quais já está disponível na íntegra.