17/05/2024 10h20
atualizado em: 17/05/2024 10h46
Facebook

O vereador indaga sobre acordo intermunicipal para que Sorocaba possa ser recompensada pelos atendimentos feitos a outros municípios

A sobrecarga de atendimentos nas Unidades Pré-Hospitalares de Sorocaba é motivo de preocupação do vereador Ítalo Moreira (União Brasil). Segundo o parlamentar, o excesso de demanda sobre essas unidades de saúde de Sorocaba se deve à falta de atendimento na Santa Casa de Itu. Requerimento de autoria do vereador, aprovado na Câmara Municipal, trata do assunto.

“Há relatos de munícipes de Itu que apontam uma recusa ou incapacidade da Santa Casa de Itu e outros municípios vizinhos em fornecer atendimento adequado de urgência e emergência, o que força os cidadãos desses municípios a buscarem atendimento na cidade de Sorocaba”, afirma Ítalo Moreira, observando que os problemas na cidade vizinha acabam impactando negativamente a rede de saúde de Sorocaba.

Em seu requerimento, Ítalo Moreira solicita informações ao Governo do Estado acerca do problema da falta de atendimento no Município de Itu e indaga se estão sendo tomadas providências para solucionar o problema e, com isso, evitar que as Unidades Pré-Hospitalares de Sorocaba continuem sendo sobrecarregadas por pacientes oriundos da cidade vizinha. 

No requerimento ao Governo do Estado, Ítalo Moreira elenca uma série de questionamentos, entre elas, se existe a possibilidade de estabelecer um acordo intermunicipal entre Itu e Sorocaba para formalizar a compensação pelos atendimentos prestados a pacientes de fora do município e se há precedentes de acordos semelhantes entre municípios no Estado de São Paulo ou de outras regiões do país que possam servir de modelo para uma solução entre Itu e Sorocaba.