17/05/2024 10h00
atualizado em: 17/05/2024 10h03
Facebook

Revisão do plano diretor e outros temas também foram tratados pela vereadora no Jornal da Câmara ​

A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) destacou em entrevista ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba, nesta quinta-feira, 16, o projeto de lei de sua autoria, aprovado no Legislativo, que institui a campanha de conscientização “Criança Não Namora! Nem de Brincadeira”, a ser realizada anualmente na semana do dia 12 de outubro. 

A campanha, conforme explicou a vereadora, tem como objetivo conscientizar a população em geral – e, em particular, as crianças, pais e educadores – sobre a importância de entender a necessidade da criança aproveitar sua infância em plenitude. “A infância é o momento do aprendizado, de brincar e fazer amizades, não é momento para trazer uma questão da fase adulta”, afirmou.

Fernanda Garcia falou sobre a importância da atenção para pequenos atos. “O costume de alguns pais de dar selinho nos filhos pode abrir espaço para haver abusos. Com isso a criança passa a pensar que pode beijar assim outras pessoas”, disse, acrescentando que a maioria dos casos de violência sexual ocorre na residência da vítima.

“Agora vamos aguardar o prefeito sancionar a lei para começar a discussão nas escolas, pois a campanha vai constar no calendário oficial da cidade”, concluiu a vereadora.

Plano diretor – Outro assunto tratado na entrevista foi a revisão do plano diretor de Sorocaba, a ser concluída ainda neste ano. Fernanda Garcia intermediou uma reunião sobre o tema entre a população e a Secretaria de Planejamento. “A reunião foi muito positiva. O objetivo foi ouvir a sociedade, trazer essa discussão que deveria ter começado há três anos”, afirmou.

A vereadora contou que temas como mobilidade, habitação, saneamento e meio ambiente foram levantados na ocasião e serão posteriormente debatidos em audiência pública.

Outras ações do mandato de Fernanda Garcia foram tratados no programa, como o acompanhamento das obras de restauração da Capela João de Camargo, a campanha “Maio Furta-cor” sobre a saúde mental materna e o Dia da Luta contra a LGBTfobia (17 de maio), instituído em Sorocaba por meio de lei de sua autoria.

A entrevista da vereadora Fernanda Garcia foi transmitida ao vivo pela Rádio e pela TV Câmara Sorocaba, assim como pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde pode ser vista na íntegra.