15/05/2024 10h58
atualizado em: 15/05/2024 11h15
Facebook

A iniciativa foi do vereador Ítalo Moreira (União Brasil) e tem como objetivo discutir e suscitar ações inovadoras e empreendedoras

O 1º Fórum de Empreendedores do Município de Sorocaba – que será constituído por quatro encontros cujo objetivo é discutir e apresentar ideias e ações inovadoras e empreendedoras que ocorrem na cidade – foi lançado em evento na Câmara Municipal de Sorocaba, realizado no plenário da Casa, na noite de terça-feira, 14, por iniciativa do vereador Ítalo Moreira (União Brasil), com o acolhimento do presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PSD).

O vereador dividiu a mesa dos trabalhos com as seguintes personalidades: Laelso Rodrigues, conselheiro da Fundação Ubaldino do Amaral; professor Maurício Marra, docente da Athon e um dos idealizadores do projeto juntamente com o vereador; Paulo Flávio de Mello Carvalho, CEO do Grupo Vyda; Felipe Maia, CEO e fundador da Goomer; Eli Domingues de Silos, representando o Ciesp; Alexandre Martins, representando o Sebrae; e Miriam Zacarelli.

Na mesa estendida estiveram presentes: Anderson Santos (Escola do Legislativo da Câmara de Sorocaba), Henrique Deliberali (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba), Natália Faria (Secretaria de Desenvolvimento e Turismo), Paulo Marquez (Laboratório de Inovação da Câmara de Sorocaba), Vancrei de Azevedo (Conselho Regional de Contabilidade). 

Também marcaram presença: Celso Ribeiro, jornalista e publicitário, mais conhecido como Marvadão; Lucas Gabriel Brito de Oliveira (Fatec); Iran Silva de Moura (Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional), Manuel Garcia (Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba), Pedro Bueno (Parque Tecnológico de Sorocaba), Natália Marangon (Facens), Paulo Ricardo de Oliveira (Conselho Regional de Economia) Wesley Carvalho (Wise Space Automação) maestro Eduardo Pereira (Orquestra Sinfônica de Sorocaba), Kenji Yosida (Sky Ambiental), Mauro Betoni (Wyda) e professor Antônio Carlos (Fatec). 

“Herói do Brasil” – O vereador Ítalo Moreira (União Brasil), ao saudar os presentes, enfatizou a importância do fórum como meio de fortalecer o empreendedorismo na cidade, promovendo enlaces entre os empreendedores e aqueles que não empreendem ainda, mas que terão a oportunidade de ter contato com quem já empreende. 

“O herói do país é o empreendedor, ele não só transforma a sociedade, mas ajuda a gerar emprego e riqueza, que mantém a saúde, a educação pública, que mantém tudo nesse país” – enfatizou Ítalo Moreira, lamentando que esse papel do empreendedor nem sempre é reconhecido e ele acaba sendo tratado como vilão. O vereador também defendeu a liberdade econômica.

O professor Maurício Marra, um dos idealizadores do projeto, explicou que os quatro encontros do fórum, que ocorrerão até agosto próximo, com a participação de empresários, professores e representantes de entidades, têm como objetivo, entre outros, subsidiar políticas públicas e privadas que beneficiem e facilitem a vida de todos que desejarem empreender. Fazendo um retrospecto da cultura tropeira, o professor lançou o Projeto “Tropeiro Valley”.

Exemplo de empreendimento – Paulo Flávio de Mello Carvalho, de 76 anos, CEO do Grupo Vyda, falou sobre sua trajetória desde o interior de Minas Gerais, numa família de grandes fazendeiros que acabou quebrando, até a construção da maior empresa de embalagem da América Latina, conforme destacou Ítalo Moreira. Fisiculturista desde jovem, o empresário enfatizou que a disciplina e a determinação foram fundamentais em sua trajetória e falou das várias empresas que criou ao longo da vida. E disse que todo empreendedor precisa entender de orçamento, balanço, contabilidade, planejamento estratégico.

O empresário contou que, no segundo semestre deste ano, a Wyda irá inaugurar uma fábrica nos Estados Unidos e explicou as grandes diferenças entre os dois mercados em termos de exigências técnicas. “A determinação e a disciplina são fundamentais. Quem quer empreender tem que abandonar a indolência e não pode ser inconsequente. E tem que saber que a gente não administra uma empresa, administra gente, pessoas”, afirmou, lembrando também as dificuldades que enfrentou e a decisão de construir o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia, no interior de Minas, o maior do mundo dedicado à santa.

Outros depoimentos – Em seguida, outros empreendedores também deram seus depoimentos e falaram sobre o ecossistema de inovação. No final dos trabalhos, o vereador Ítalo Moreira agradeceu a todos os participantes e convidou a população a participar das novas reuniões do fórum. “Teremos novos palestrantes em diferentes ambientes voltados para o empreendedorismo, envolvendo outras instituições”, afirmou o vereador, agradecendo o presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PSD), pelo apoio ao fórum. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e está disponível nas redes sociais (YouTube e Facebook) do Legislativo sorocabano.