14/05/2024 15h19
Facebook

Vereador participou do programa “Bate-papo com os Vereadores” na tarde desta terça-feira, 14.

O vereador Caio Oliveira (Republicanos) participou, na tarde desta terça-feira, 14, do programa “Bate-papo com os Vereadores”, na TV Câmara Sorocaba, onde fez um balanço das ações realizadas durante seu primeiro mandato no Legislativo. O parlamentar foi entrevistado, ao vivo, pelo jornalista Carlos Garbo.

Caio Oliveira contou sobre o relacionamento com os munícipes e a necessidade da abertura de um escritório político na região central para realizar atendimentos à população, toda segunda-feira, devido à grande procura. Segundo o vereador, as principais demandas vão de tapa buracos em ruas e instalação de lombadas, até informações sobre onde buscar a solução para problemas, como questões relacionadas a atendimento nos hospitais regionais. Ele destacou o trabalho da assessoria, que tem conseguido atender todas as solicitações.

Presidente das comissões de Habitação e de Economia, o vereador falou sobre a realização das audiências públicas para apresentação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2025. “A responsabilidade é grande, tem sido uma experiência bacana, a gente não trata apenas da LDO, mas também da LOA, de emendas impositivas”, disse. Segundo ele, um código errado dentro do projeto pode comprometer a liberação de recursos para as ações previstas, o que faz necessária uma grande atenção na realização do trabalho.

Na área de habitação, o vereador comentou sobre o trabalho para revisão do Plano Diretor, realizado em parceria com a Comissão de Obras. Ele explicou sobre a realização de reunião prévia com o secretário de planejamento para tratar do escopo da revisão, com objetivo de esclarecer dúvidas e sugestões de cada vereador para que o projeto seja apresentado sem a necessidade de emendas, ou o menor numero possível. Segundo Caio Oliveira, a previsão de votação da revisão será após o período eleitoral, com a realização de, no mínimo, quatro audiências públicas para discussão do projeto.

Ações – Caio Oliveira falo de diversas ações do mandato, em diversos bairros de Sorocaba. Ele citou as melhorias levadas ao bairro Recreio dos Sorocabanos, que inlcui iluminação com tecnologia de LED e área de lazer com quadra poliesportiva, alambrado e playground. Outra iniciativa no mesmo sentido foi realizada no Jardim Nikkey, com verba destinada pela deputada Maria Lúcia. “Ali é um campinho soçaite, com iluminação em LED, quadra de basquete 3. São algumas das nossa conquistas através do nosso mandato, através de intermédio nosso e incentivando o poder publico a trazer mais lazer e segurança nos bairros”, contou.

Outra iniciativa do parlamentar foi o projeto de lei que instituiu no calendário oficial de Sorocaba o dia 23 de maio como “Dia do Agente de Trânsito”, em homenagem aos servidores que contribuem com a segurança do trânsito em Sorocaba. Caio Oliveira afirmou que agora tem lutado para a criação de uma base exclusiva para os agentes, que hoje atuam dentro da Secretaria de Mobilidade.

O vereador também falou do projeto de lei que autoriza implementação de políticas publicas para ampliação de vagas em creches na cidade. “A ideia é para que a prefeitura tenha possibilidade de alugar casas adaptadas para, até a construção de novas unidades, já atender as crianças que estão na fila por vagas”, disse. Segundo ele, através dessa iniciativa a prefeitura economiza com judicialização, investindo em aluguel e proporcionando o atendimento das crianças.

Em relação à situação da dengue em Sorocaba, Caio Oliveira afirmou que tem feito solicitações à prefeitura desde o ano passado para medidas de combate. Ele destacou ainda a necessidade da população se conscientizar para prevenir as ocorrências de criadouros. O vereador também falou sobre a mobilização da população para ajudar o estado do Rio Grande do Sul, atingido por enchentes, com doações. “Nosso povo é muito solidário. Já foram mais de 300 toneladas para o sul, a gente viu que de mão dadas a gente consegue ajudar muito”, disse, citando as ainda parcerias com empresas que cederam carretas e até um avião para encaminhar as doações.