13/05/2024 11h38
atualizado em: 13/05/2024 11h40
Facebook

A iniciativa foi da vereadora Iara Bernardi (PT) e a sessão solene contou com a presença de dirigentes, docentes e alunos da instituição

Os dez anos de instalação do Campus Sorocaba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo foram celebrados pela Câmara Municipal de Sorocaba em sessão solene realizada na noite de sexta-feira, 10, no plenário da Casa. A iniciativa foi da vereadora Iara Bernardi (PT), que ressalta a importância da instituição de ensino para o desenvolvimento econômico, social e humano da cidade e região.

Iara Bernardi presidiu a sessão solene e dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: a vereadora Fernanda Garcia (PSOL); o reitor do Instituto Federal, Silmário dos Santos; o diretor do Instituto Federal em Sorocaba, Denilson Camargo Mirim; e a professora Karina Martins, representando a reitora da UFSCar, professora Ana Beatriz de Oliveira. Diversos docentes compuseram a mesa estendida do evento, entre eles, representantes do Campus de Capivari e Campus de Bauru.

A vereadora Iara Bernardi, ao abrir a sessão solene, falou das dificuldades para trazer para Sorocaba tanto o Campus da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) quanto o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. A vereadora falou de sua luta, como deputada federal, para trazer essas conquistas para Sorocaba durante o governo Dilma Rousseff, uma vez que as prefeituras não tinham tradição de manter ensino profissionalizante.

“Quando deputada federal, eu e o deputado Newton Lima, fizemos o possível em prol da ampliação dos Institutos Federais de Ensino, no governo Dilma, e conseguimos, como disse o professor Silmário, a ferro e fogo, ampliar esse ensino, mas não tínhamos sede em Sorocaba, por isso, temos de agradecer à UFSCar, que recebeu o Instituto Federal em sua sede”, afirmou Iara Bernardi, que disse se emocionar a cada vez que entra na UFSCar e no Instituto Federal e vê os estudantes construindo o seu futuro.

“Instituição de Excelência” – A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) parabenizou a vereadora e professora Iara Bernardi pela realização da sessão solene e destacou a importância do Instituto Federal para Sorocaba. “Esse é um momento de reconhecimento ao trabalho do Instituto Federal em Sorocaba, uma instituição de excelência, que merece ser celebrada nessa sessão solene. Temos que prestigiar o trabalho de todos os professores e todos os estudantes que, com dedicação e carinho, ajudaram e ajudam a construir o instituto. Então, meus parabéns a todo o corpo docente e discente do Instituto Federal, pelo qual temos muito apreço e pode contar com nossos apoio sempre”, afirmou a vereadora.

A representante da UFSCar Sorocaba, professora Karina Martins, afirmou que a UFSCar e o Instituto Federal são “instituições parceiras, instituições irmãs”, que ofertam vagas gratuitas para os estudantes. “Então, não só estamos contribuindo para formar bons profissionais, como estamos atuando para formar bons profissionais que não têm condições de pagar esses estudos, o que me deixa muito emocionada ao celebrar esses dez da instituição, pois, sem dúvida, é uma grande conquista, resultado de muito trabalho”.

O diretor geral do Instituto Federal em Sorocaba, Denilson Camargo Mirim, disse que a instituição está escrevendo mais uma página em sua história e fez uma apresentação mostrando dados do instituto. “Embora o Instituto Federal tenha sido criado em 2008, ele é uma instituição centenária, que remonta a 1909, quando se chamava Escola de Aprendizes Artífices, criada em resposta a uma demanda da Revolução Industrial, para a qual o Brasil ainda não estava preparado”, afirmou o diretor, lembrando que, ao longo da história o instituto mudou de nome várias vezes.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo está presente em 37 municípios do Estado, com mais quatro unidades em implantação, com previsão de serem implantadas mais 12 unidades. O Campus Avançado Sorocaba foi implantado em 22 de abril de 2014, tornando-se Campus Pleno em 10 de maio de 2016. Está dividido em dois polos na cidade, no Polo Santa Rosália e Polo Monsenhor João Soares. O instituto conta com 43 servidores técnico-administrativos, 64 professores, entre efetivos e substitutos, com uma defasagem de 15 professores. São cerca de 270 alunos no ensino integrado; 300 nos cursos técnicos; 232 no nível superior; 88 na pós-graduação; e 216 nos cursos de curta duração. No total, são 1.106 alunos.

Cursos oferecidos – O diretor Denilson Mirim elencou os cursos oferecidos pelo instituto: Técnico em Administração; Técnico em Eletroeletrônica; Técnico em Mecatrônica. Como cursos integrados ao Ensino Médio são oferecidos: Técnico em Administração; Técnico em Eletroeletrônica e, em 2025, está prevista a implantação do curso de Técnico em Mecânica. O diretor destacou o curso “Mulheres 1000”, voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O Instituto Federal em Sorocaba também oferece cursos superiores de tecnologia (Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e, para 2025, Tecnólogo em Energias Renováveis); cursos superiores de licenciatura (Licenciatura em Pedagogia e, para 2025, Licenciatura em Letras/Português e Inglês); e, previstos para o próximo ano, cursos de pós-graduação (Indústria 4.0; Gestão de Pessoas e Educação). O instituto oferece cerca de 60 cursos de extensão, como curso de Libras para docentes e português para estrangeiros. Todos os cursos são gratuitos. 

O Campus Sorocaba também conta com oito grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, um deles participante das pesquisas para construção de respirador pulmonar durante a pandemia, e outro que resultou no livro “Empresas à Prova do Tempo”, do professor Carlos Alberto Araripe com a aluna Phatlim Silva Tavares, resultado de um projeto de iniciação científica no Campus Sorocaba, que teve como objetivo estudar as empresas centenárias brasileiras para saber o que elas têm a ensinar aos empreendedores.

Investimentos no Campus – O reitor do Instituto Federal em Sorocaba, Silmário Batista dos Santos, agradeceu a vereadora Iara Bernardi por toda a sua luta em prol da educação e do instituto. “Iara Bernardi tem papel central, fundamental, para a existência do Campus Sorocaba do instituto. Sorocaba não estava na lista de contemplados com um instituto federal em 2013, mas a Iara virou o MEC de cabeça para baixo, virou do avesso, para trazer o instituto. Ela moveu montanhas, porque não se conformava que uma cidade da magnitude de Sorocaba não tivesse um Campus do Instituto Federal de São Paulo”, afirmou o reitor, também agradecendo a vereadora pela realização da sessão solene.

O reitor anunciou investimentos de R$ 26 milhões do Governo Federal na construção da sede definitiva do Campus Sorocaba do Instituto Federal de São Paulo. Entre as obras a serem construídas com o investimento estão previstas: salas de aula, bloco administrativo, refeitório e biblioteca. Outras dependências, como uma quadra poliesportiva ou um complemento de biblioteca, também estão sendo discutidas. “Temos que agradecer ao presidente Lula, ao ministro Camilo Santana e ao diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Marcelo Bragagnoli, pela articulação”, disse o reitor, acrescentando que Capivari e Jundiaí, entre outras unidades, também serão contempladas.

“Muitos duvidaram que isso aconteceria. Tivemos percalços, tivemos desgastes, mas nunca desistimos. Nos últimos três anos, enfrentamos o pior orçamento da história da rede federal de ensino. Mas ninguém me viu reclamando em rede social, pelo contrário, trabalhamos dia a dia, batendo em portas em Brasília, em São Paulo, buscando o que era possível”, afirmou o reitor, destacando o papel do diretor do campus e de seus servidores e servidoras pelas conquistas e pelas perspectivas futuras do instituto.

"Transformando vidas” – Silmário Santos afirmou ainda: “Hoje, 60% dos alunos que atendemos em todas as modalidades ainda são alunos em vulnerabilidade social. Isso continua no nosso DNA. Trabalhamos para a transformação de vidas e essas vidas transformadas, não tenho dúvida, gradualmente vão nos tornar uma sociedade mais justa, mais próspera e, por conseguinte, teremos um país justo, um país em que as desigualdades serão debeladas. Esse é o nosso papel e levamos isso com todo carinho em todos os lugares que a gente vai” – finalizou o reitor.

No final da solenidade, foram entregues votos de congratulações a diversos servidores do Instituto Federal: professor Valdinei Trombini; professor Denilson de Camargo Mirim, diretor do Campus Sorocaba; e o reitor Silmário Batista dos Santos. No final da sessão solene, a vereadora Iara Bernardi indagou quando será lançada a pedra fundamental da sede definitiva do Campus Sorocaba. O reitor adiantou que, como se trata de uma concorrência, levando em conta os prazos legais, dentro de 60 ou 70 dias já se pode pensar em lançar a pedra fundamental. A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais (YouTube e Facebook) nas quais já está disponível na íntegra.