O vereador ressalta que o tropeirismo é parte fundamental da história da cidade e o referido evento busca garantir a continuidade dessa tradição
A 11ª Tropeada Paulista “Itararé–Sorocaba”, que terá início na próxima sexta-feira, 16 de maio, é objeto de moção de apoio da Câmara Municipal de Sorocaba, da autoria do vereador Luis Santos (Republicanos), aprovada em plenário na última sessão ordinária da Casa, na quinta-feira, 9. As comitivas percorrerão aproximadamente 250 quilômetros, entre os dias 16 e 26 de maio, celebrando a tradição tropeira em mais de 10 municípios e culminando com a chegada no Largo do Divino, em Sorocaba, num domingo.
Lembrando que a tradição tropeira é parte indissociável da história e da identidade cultural de Sorocaba, o vereador Luis Santos ressalta a importância do evento: “O tropeirismo é parte fundamental da nossa história, e eventos como a Tropeada Paulista garantem que essa tradição seja passada para as próximas gerações. Além de celebrar nossa cultura, a Tropeada também promove o intercâmbio social e cultural entre diferentes regiões do país” – sustenta o vereador.
Transporte essencial – Na moção de apoio, Luis Santos lembra que as primeiras tropas de muares passaram pela região de Sorocaba, procedentes dos pampas, na primeira metade do Século XVIII, inaugurando uma nova fase de desenvolvimento da cidade, que passaria a ser conhecida pelo seu pujante comércio de muares.
“Ao longo de aproximadamente 290 anos, os tropeiros foram vitais para o transporte de mercadorias, que até então era feito pelos escravos”, observa o vereador, acrescentando que os muares, com sua resistência característica, eram essenciais nas precárias estradas da época, transportando alimentos para as regiões de mineração, além do transporte de ouro.
Feira de Muares – O parlamentar destaca que, em torno da Feira de Muares de Sorocaba originou-se toda uma tradição tropeira, que ia além do comércio. “As viagens dos tropeiros significavam um importante intercâmbio não apenas econômico, mas também social, interligando diferentes culturas, de norte a sul do país, ao mesmo tempo em que estabelecia contato entre as comunidades do interior e os portos marítimos”, afirma Luis Santos.
“Por isso, o legado histórico e cultural do tropeirismo precisa ser preservado, como tem feito a Tropeada Itararé–Sorocaba, que chega a sua 11ª edição em 2024. Trata- se de uma forma dinâmica de preservar esse importante patrimônio da cultura brasileira, oferecendo às gerações mais jovens a oportunidade de vivenciar, na prática, o significado da cultura tropeira, com sua culinária, seu artesanato, seus causos, suas músicas” – salienta Luis Santos.
Após aprovada na Câmara Municipal de Sorocaba, a moção foi encaminhada ao prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, e ao prefeito de Itararé, Heliton Scheidt do Valle.