O artista plástico Lee Ha Guaen Neto falou de sua trajetória artística e de novos projetos de arte urbana que pretende desenvolver
O artista plástico sorocabano Lee Ha Guaen Neto, conhecido como Guaen Lee, que se dedica à pintura de murais de arte urbana e pintou um painel artístico no estacionamento do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), foi o entrevistado do programa “Manhã Câmara”, da Rádio Câmara, nesta sexta-feira, 10. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Marcelo Araújo, o artista falou de sua trajetória artística, voltada para a arte urbana.
O artista contou que seu primeiro contato com a arte foi por meio do teatro, em Sorocaba. Posteriormente, ao cursar Arquitetura na Universidade Federal do Paraná, descobriu a arte urbana. Desde então, dedica-se à criação de grandes murais, pintura de telas, artes digitais e customização de vestuários, entre outras formas de arte, ligada às raízes da “street art” (arte de rua) em busca, segundo ele, “de um público contemporâneo e cosmopolita, ansioso por descobrir novas formas de expressão visual”.
Recentemente, Lee Ha Guaen Neto, conhecido como Guaen Lee, recebeu votos de congratulações na Câmara de Sorocaba, por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos), pelo painel artístico que produziu no estacionamento do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). Na entrevista à Rádio Câmara, o artista plástico explicou a produção do mural no BOS, que mede 40 metros de largura por 28 metros de altura e falou das dificuldades técnicas para criá-lo.
“O objetivo desse mural e retratar as virtudes do BOS, mostrando o que ele faz, que é recuperar a esperança das pessoas, recuperar a visão das pessoas. A especialidade do BOS é o transplante e a recepção de córnea, e a córnea é uma pequena retina que se tem no globo ocular e que se assemelha muito ao bulbo de luz, por isso, no muro, a córnea é representada por esses bulbos de luz, são as luzes que o BOS reacende na vida das pessoas”, explicou o artista, destacando também a diversidade que caracteriza os doadores de córnea e que também procurou retratar no mural.
O artista plástico também falou dos felinos como objeto de sua arte e de outras obras que produziu em cidades como Curitiba, Rio de Janeiro, Campos do Jordão e Jundiaí, além de projetos que estão em andamento, um deles na Avenida Paulista, em São Paulo. Em Sorocaba, sua terra natal, Lee Ha Guaen Neto também produziu outros murais, além do que fez no BOS. Para o artista, que viveu em São Paulo e Curitiba e está de volta a Sorocaba, a arte na cidade está prosperando.
Por fim, o artista falou do trabalho com o artista plástico Kobra, na produção de um painel artístico no Colégio Ser, em 2001. “O Kobra veio fazer o painel artístico dele no Colégio Ser, na parte externa da escola, e eu fiz a parte interna”, contou o artista, lembrando que a obra procurou refletir o desenvolvimento das crianças na escada do conhecimento. “Foi uma experiência incrível trabalhar com o Kobra, que é um artista de nível mundial”, afirmou. A entrevista está disponível na íntegra nas redes sociais da Câmara de Sorocaba.