A jornalista e cerimonialista Fernanda Brugnerotto Soares, servidora da Casa, foi homenageada por iniciativa do vereador Fernando Dini (PP)
A jornalista Fernanda Brugnerotto Soares, servidora efetiva da Câmara Municipal de Sorocaba, na qual atua como cerimonialista, recebeu a Medalha de Mulher Empreendedora Ana Abelha em sessão solene do Legislativo sorocabano, realizada na noite de quinta-feira, 9. A iniciativa da homenagem foi do vereador Fernando Dini (PP), que ressaltou a atuação da homenageada na criação da Escola do Legislativo.
O vereador Fernando Dini presidiu a sessão solene e dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: o vereador Ítalo Moreira (União Brasil); o vice-presidente da OAB de Votorantim, Eduardo Munhoz; o professor da Facens, Roberto Silva Neto, primo da homenageada; a arquiteta Heloísa Machado, amiga de infância da homenageada; e a coordenadora da Rádio Câmara, Priscila Radighieri.
Na mesa estendida, estiveram presentes amigos e familiares de Fernanda Brugnerotto. A sessão solene contou com apresentações musicais da cantora Tereza Baddini, que interpretou clássicos da MPB, como “Romaria”, de Renato Teixeira, e “Canção da América”, de Milton Nascimento e Fernando Brandt, acompanhada pelos músicos Geraldo Leite (violão), Luiz Alves (baixo) e Amaral (bateria).
Atuação polivalente – Ao saudar a homenageada, Fernando Dini ressaltou que Fernanda Brugnerotto é exemplo de mulher empreendedora, atuando, de forma polivalente, em várias áreas da comunicação, incluindo jornalismo, publicidade e marketing, e mantendo clientes na iniciativa privada. “Com seu profissionalismo, a homenageada já atuou até em feiras no Japão, China e Rússia. É destaque tanto na iniciativa privada quanto no setor público e trabalhou em empresas de grande e médio portes, gerenciando equipes de profissionais, promovendo o lançamento de produtos e marcas, pesquisas de mercado e estimativas de venda, como também lecionou em universidades”, enfatizou Dini.
Fernando Dini destacou que, no setor público, Fernanda Brugnerotto “é uma profissional empenhada em fazer com que os cidadãos compreendam a importância do trabalho legislativo, sendo uma grande entusiasta da participação popular no processo democrático, visando à construção de leis e políticas públicas voltadas para o bem comum”. Dini também ressaltou a dedicação da homenageada à família, como mãe de Isadora e Otávio, que a acompanharam na sessão solene.
O vereador Ítalo Moreira (União Brasil) parabenizou o vereador Fernando Dini pela homenagem e destacou a dedicação e a assertividade da homenageada, combinadas, segundo ele, com um “coração enorme”, que prima pela solidariedade e fraternidade. “Fernanda Brugnerotto é uma pessoa incrível e sinto orgulho de ter a oportunidade de trabalhar ao lado dela” – afirmou.
Vários familiares e amigos da homenageada, entre os quais seus colegas de trabalho na Câmara Municipal e no setor privado, também usaram a tribuna para falar sobre Fernanda Brugnerotto, ressaltando suas qualidades profissionais e humanas. Outros amigos que não puderam comparecer à solenidade mandaram depoimentos em vídeo.
Dados biográficos – Natural de Sorocaba, onde nasceu em 8 de maio de 1974, Fernanda Brugnerotto Soares é filha de Maria de Lourdes Brugnerotto Soares, servidora pública, e de Geraldo Soares, serralheiro autônomo, que se tornou Cidadão Emérito de Sorocaba por iniciativa do então vereador Claudemir Justi (in memoriam) em razão de seu incentivo ao Natal Iluminado na criação da “rua das luzinhas”. É mãe de dois filhos: Isadora Brugnerotto Soares de Lima (2006) e Otávio Brugnerotto Soares de Lima (2011).
Estudou na escola do Largo do Divino, na Escola Estadual Antônio Padilha, no Instituto Educacional Santa Escolástica e no Colégio Dom Aguirre. Em 1992, aos 17 anos, ingressou no curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina, formando-se em 1995, quando recebeu o Prêmio “Coca-Cola de Jornalismo” pelo melhor trabalho de conclusão de curso daquele ano. Após a formatura, retornou definitivamente para Sorocaba.
É pós-graduada em Marketing na Uniso (2000) e na antiga Esamc (2005). Aos 26 anos, por meio de processo seletivo do Rotary Club de Sorocaba, participou de um intercâmbio de jovens profissionais nos Estados Unidos. Atuou como repórter da rádio e do jornal Cruzeiro do Sul e foi coordenadora de marketing da rede McDonald’s. Trabalhou em diversas empresas de Sorocaba e região como jornalista, assessora de imprensa, gerente de marketing, professora e consultora.
Concluiu o mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba em 2019 e hoje é doutoranda na mesma instituição. Desde agosto de 2014, é servidora pública concursada da Câmara Municipal de Sorocaba, no cargo de Mestre de Cerimônias, realizando também cerimoniais e organização de eventos privados. Participou da criação da Escola do Legislativo da Câmara de Sorocaba, em 2016, onde atuou como Diretora Executiva, de forma voluntária.
A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Câmara Municipal de Sorocaba, nas quais já está disponível na íntegra.