10/05/2024 10h11
atualizado em: 10/05/2024 10h11
Facebook

O vereador defende medidas emergenciais para suprir a demanda de recursos humanos em alguns Centros de Educação Infantil de Sorocaba

Autor de vários requerimentos em que questiona o Executivo sobre a falta de servidores em determinados setores da administração pública municipal, especialmente na área de educação, o vereador Prof. Salatiel Hergesel (PSB) usou a tribuna como líder na sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, na quinta-feira, 9, quando voltou a externar sua preocupação com a falta de funcionários em determinadas creches da cidade.

“O assunto que vou tratar é recorrente, diz respeito à falta de servidores públicos em praticamente todos os setores da Prefeitura de Sorocaba. Mas quero destacar uma situação gravíssima, que é a falta de funcionários em algumas creches do município”, afirmou Salatiel Hergesel, contando que esteve com o secretário da Educação, Clayton Lustosa, levando a ele a urgência de contratação de funcionários para algumas creches.

“Não vamos ser utópicos achando que a Prefeitura vai contratar 3 mil servidores de uma vez só. Mas algumas creches em Sorocaba estão insustentáveis, faltando auxiliares educação, faltando professores, então, elas precisam de um plano emergencial e foi isso que reivindicamos ao secretário. Ele disse que há uma solicitação de contratação de 100 auxiliares de educação e 100 professores, mas que isso depende da Secretaria da Fazenda”, contou Salatiel Hergesel (PSB). 

Para o parlamentar, educação e saúde são essenciais: “Não pode faltar funcionários em creche nem pode faltar remédios em UBS, em PA. Podemos economizar em outras áreas, mas dezenas de crianças de 0 a 3 anos não podem ficar só com um adulto cuidando de todas elas. Uma criança pode vir a engasgar, por exemplo, então, é um risco muito grande. Por isso, precisamos da contratação emergencial de professores e auxiliares de educação” – enfatizou Prof. Salatiel Hergesel, reiterando que a situação é “extremamente perigosa” para as crianças.