09/05/2024 16h45
atualizado em: 09/05/2024 16h48
Facebook

Vereador Ítalo Moreira (União) e convidados debateram o tema e divulgaram o 1º Fórum de Empreendedores do Município de Sorocaba.

O desenvolvimento do empreendedorismo em Sorocaba foi o assunto do programa “Comissões em Debate” desta quinta-feira, 9, realizado pela Rádio Câmara Sorocaba. A produção contou com a participação do vereador Ítalo Moreira (União), membro da Comissão de Empreendedorismo, Trabalho, Capacitação e Geração de Renda do Legislativo, além do empresário de rede de farmácias Marcos Caramante e o professor Maurício Marra, organizador do 1º Fórum de Empreendedores do Município de Sorocaba.

Os convidados falaram sobre a vocação da cidade para o empreendedorismo, marcada desde a época do tropeirismo, passando pela construção da estrada de ferro e os industriais que iniciaram atividades no município. “Esse legado continua, o mais interessante de tudo são as histórias das pessoas que começaram em Sorocaba”, disse. É o caso do empresário Marcos Caramante, proprietário da rede Farmaponte de farmácias. Ítalo destacou que apesar do grande interesse empreendedor em Sorocaba, a cidade ainda precisa de políticas publicas para o fomento do empreendedorismo na cidade.

Filho de ferroviário, nascido no Além Ponte, Marcos contou sobre a história de criação da rede Farmaponte, tendo adquirido a primeira unidade no início dos anos 1980. Ele, que atuava como propagandista na área farmacêutica, viu a oportunidade de entrar no mercado e desde então ampliou a rede, que já soma mais de 130 unidades e 44 anos de atividade, dentro das 24 maiores redes do país. Um dos pioneirismos da rede foi a iniciativa de criar lojas nas estações do metrô de São Paulo, inspirada em uma experiência do metrô de Londres. Hoje, o empresário contou que possui também um laboratório para produção de suplemento alimentar direcionado à farmácia.

Marcos Caramante contou que o empreendedorismo tem capacidade de ser mais desenvolvido no Brasil, mas que é preciso de incentivo educacional e políticas públicas. Ele usou como exemplos países orientais que se desenvolveram ao logo do tempo e disse que em uma das filias em Jundiaí há necessidade de mais funcionários, porém não há pessoas qualificadas para as posições. Ítalo disse que é preciso fortalecer o sistema educacional para formar estudantes capacitados. “É preciso valorizar os professores, principalmente os que têm resultado. E também ao mesmo tempo ensinar o aluno a respeitar o professor”, afirmou, citando ocorrência de violência nas escolas.

O professor Maurício Marra afirmou que o país já avançou em muitos aspectos, mas que poderia avançar mais na educação. Segundo ele, é importante identificar a demanda dos alunos para poder ajudar, além de estimular a cultura geral. “Às vezes estamos olhando muito fechado e não vendo o mundo por um todo”, disse. Sobre empreendedorismo, o professor contou que sem essa abertura no conhecimento fica difícil as pessoas entenderem como empreender. “Hoje tem curso de tudo, até no exterior, de graça, mas as pessoas estão acomodadas”, contou. Ele citou as possibilidades de empreendedorismo por necessidade ou por vocação, e que empreender não significa abrir um novo negócio. “Eu posso empreender dentro da empresa onde estou, como funcionário, colaborando, trazendo ideias, pensando em formas diferentes de fazer”, revelou, destacando a importância das empresas também ouvirem os funcionários.

Marra também citou a importância de parcerias para empreender e a concorrência dentro do mercado fora dos serviços essenciais, como saúde. “Hoje meu concorrente não está no mesmo segmento que eu, é todo mundo, tenho que fazer qualquer coisa muito bem feita,pra dizer pra pessoa que o dinheiro que ela tem sobrando ela tem que gastar no meu negócio, e isso pede competência”, afirmou. Caramante lembrou ainda do investimento em tecnologia como fator diferencial para as empresas. Já Ítalo Moreira contou sobre a iniciativa de Sorocaba de fornecer vouchers para famílias de estudantes adquirirem material escolar no município, sendo uma política pública para favorecer o comércio local.

No debate, também foram tratados os temas da utilização de redes sociais, a importância do foco em atividades específicas, criação de espaços para apresentação de novos produtos, a retomada da procura por produtos artesanais, exemplos de empreendedorismos que deram resultados na cidade, entre outros. “Se agente valorizar o micro e o pequeno, pode ser que ele cresça e se torne uma Farmaponte”, disse Marra.

Fórum de Empreendedores - Ao final, foi divulgada a realização da primeira edição do Fórum de Empreendedores do Município de Sorocaba, criado por meio da Resolução Nº 489, de 11 de março de 2021, de iniciativa do vereador Ítalo Moreira. O evento será no dia 14 de maio, na Câmara Municipal, com o objetivo de apresentar casos de dois empreendedores de sucesso com suas histórias inspiradoras, promover o empreendedorismo, congregar empreendedores e compartilhar conhecimentos e experiências.

“É uma possibilidade de conhecimento, networking, e de debater políticas publicas em prol do empreendedorismo na cidade”, contou Ítalo Moreira. De acordo com o professor Maurício Marra, o evento tem a meta de envolver todo o público interessado em desenvolvimento e crescimento do país. “Se não fizer tudo trabalhar em conjunto, não ai funcionar. Por isso temos que reunir esse pessoal” afirmou.

O programa “Comissões em Debate” foi transmitido ao vivo pela Rádio e pela TV Câmara Sorocaba, assim como pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde pode ser conferido na íntegra.