07/05/2024 10h09
atualizado em: 07/05/2024 14h27
Facebook

O vereador solicita a medida no final da Rua Josefa Rubio Bastida, para evitar o acúmulo de esgoto na tubulação das águas pluviais

O vereador João Donizeti Silvestre (União Brasil) reivindica a extensão da tubulação de escoamento de águas pluviais no final da Rua Josefa Rubio Bastida, no Parque Vitória Régia. Segundo o vereador, essa rua tem aproximadamente 1,5 km de extensão, e toda água pluvial coletada em suas galerias é direcionada para um córrego, que por sua vez desemboca no Rio Sorocaba.

“Visitamos o local e nos deparamos com um considerável acúmulo de esgoto no final da tubulação de água pluvial, formando uma extensa poça que emana um odor fétido, insuportável, ocasionando transtornos aos residentes de toda a vizinhança”, conta João Donizeti, observando que existe a possibilidade de que, ao longo da rua, haja ligações clandestinas de esgoto na rede de águas pluviais.

Em requerimento na Câmara de Sorocaba, destacado e aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 7, o parlamentar enfatiza que esse acúmulo de água com esgoto no local pode causar inúmeras doenças, como: poliomielite, hepatite A, giardíase, disenteria amebiana, diarreia por vírus, febre tifoide, febre paratifoide, diarreias e disenterias bacterianas (como a cólera), ancilostomíase (amarelão), ascaridíase (lombriga), teníase, cisticercose, filariose (elefantíase), esquistossomose etc.

Segundo João Donizeti, a falta de tubos para direcionar o grande volume das águas pluviais coletado na via está gerando um problema adicional: uma erosão considerável que já comprometeu parte do gradil de proteção, deixando-o suspenso e representando um sério risco de acidentes. O vereador observa que a situação se complica pelo fato de que o problema fica nos fundos do Parque Amadeo Franciulli, muito frequentados nos finais de semana. Em razão desses problemas, o vereador pede a extensão da tubulação de águas pluviais no local.