Vereador Rodrigo do Treviso (PL) participou do bate-papo sobre a necessidade de conscientizar a sociedade para a redução de acidentes de trânsito.
A campanha Maio Amarelo, que busca conscientizar a sociedade pra a redução de acidentes de trânsito, foi tema do programa “Comissões em Debate” desta quinta-feira, 2, na Rádio Câmara, com a presença do vereador Rodrigo do Treviso (PL), presidente da comissão de Obras, Transporte e Serviços Públicos. A entrevista, conduzida pelo jornalista Carlos Garbo, contou ainda com a participação do Secretário de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini, o represente do setor de Educação para o Trânsito da Semob, agente Alex de Góis, e o agente de trânsito, Cesário Gomes.
Os convidados destacaram a importância do papel do agente de trânsito para fazer das vias um local mais seguro, além do auxílio e orientação a motoristas e motociclistas, e lembraram a lei que instituiu o dia do Agente de Trânsito no município, celebrada em 23 de maio. Paschoini contou que Sorocaba possui cerca de 90 agentes de trânsito, enquanto Rodrigo do Treviso enalteceu o trabalho e empenho dos servidores. “Essas datas em homenagem nos enche de orgulho. Seja com frio ou chuva, eles (agentes) estão lá. A população precisa que o sistema viário funcione com segurança”, disse o secretário.
Sobre a campanha “Maio Amarelo”, que este ano tem o tema “a paz no trânsito começa por você”, o vereador afirmou ser importante para a conscientização das pessoas para um trânsito mais seguro e tranquilo. “Ninguém sai de casa para bater o veículo, mas às vezes acontece”, disse. De acordo com o secretário, é fundamental que os motoristas sigam as regras de trânsito e afirmou que existe aumento nos acidente com motociclistas. “O comportamento deles também é importante, pois nossos agentes não vão estar em todos os lugares ao mesmo tempo para orientar. Uma mudança de postura é fundamental para a mudança no trânsito”, esclareceu.
Paschoini contou que Sorocaba conta com um Centro de Controle e Operações Integradas para gerir o trânsito, onde estão controle de semáforos e câmeras de videomonitoramento e são realizadas as emissões de credencias e autorizações, além da presença de agentes de trânsito e guarda civil, com serviços de processamento de multas, sinalização viária e engenharia de trafego. “A gente conseguiu fazer um centro especifico de transito para receber essas alterações modernas, para proporcionar à população um trânsito seguro sempre”, explicou o secretário, lembrando que a unidade, localizada próxima á biblioteca municipal, no Alto da Boa Vista, é aberta ao publico das 8h às 17h.
Segurança – Sobre a situação do trânsito no município, os dados divulgados por um jornal local apontam que foram registradas 19 pessoas mortas em acidentes nos últimos três meses de 2024, enquanto no mesmo período de 2023 foram 12 pessoas. O vereador Rodrigo do Treviso disse que a imprudência no transito do município também é resultado de acidentes por conta da mistura de bebida e velocidade ao volante. Segundo Paschoini, a maioria dos acidentes registrados em finais de semana e os números envolvem também os registros de rodovias que cortam Sorocaba. Ele afirmou que a segurança no trânsito é baseada no tripé engenharia de tráfego, educação e fiscalização. “Em qualquer lugar do país se não foi feito de forma eficiente, a gente não consegue reduzir acidentes. Em Sorocaba o trabalho é forte em todas as áreas. A gente consegue orientar, educar e fiscalizar, tentando mudar o comportamento, mas quem dirige é a pessoa”, frisou o secretário.
O agente Góis destacou que a Semob realiza várias ações de educação, citando a blitz educativa sobre uso de bicicleta, a blitz para motociclistas, o teatro nas escolas, e palestras em empresas. “São várias campanhas o ano todo, não apenas no mês de maio”, disse. Paschoini lembrou que as ações possuem foco nas crianças, que são os principais multiplicadores das informações e regras.
Cesário Gomes contou que as principais infrações registradas na cidade são em relação ao uso de celular ao volante, mas que a infração que mais preocupa é o avanço do sinal vermelho, que pode causar acidentes graves. Durante o programa, foram veiculados os vídeos educativos da campanha Maio Amarelo divulgados pela TV Câmara em relação à segurança no trânsito
Dicas de trânsito – Góis citou algumas orientações que contribuem para que os motoristas tenham mais segurança no trânsito. De acordo com ele, uma das principais dicas é a direção defensiva, que inclusive é uma das formações oferecidas em cursos da Urbes direcionados a motoristas e motociclistas. “São atitudes simples que, se a população mudar, vão fazer o trânsito mais seguro”, disse o secretário.
Entre os riscos mais comuns, os convidados citaram o trânsito de motociclistas pelo corredor das vias. “O uso do corredor é proibido com trânsito em movimento”, explicou Góis. Rodrigo do Treviso disse que apresentou requerimento propondo a criação de uma faixa exclusiva para motociclistas, como já é realizado na cidade de São Pulo. O secretário disse que a iniciativa não é regulamentada no código de transito, mas vem dando resultado. Em Sorocaba, ele afirmou que tem feito estudos e que a implantação depende das possibilidades de espaço das vias, e lembrou que autorizou uso do corredor BRT pelos motociclistas para ultrapassagens.
Sobre multas e infrações, Gomes disse que são resultados do comportamento dos motoristas e motociclistas, e Paschoini contou que é possível multar pelo videomonitoramento. Os convidados lembraram ainda da importância do uso da seta para informar a intenção de conversão ou mudança de faixa, os registros de excesso de velocidade na cidade, a existência de regras sobre uso do celular, cinto de segurança, manutenção de veículos e faixas de pedestres. Rodrigo do Treviso citou o projeto de lei de sua autoria para implantação de “Travessia de Pedestre Iluminada”, com objetivo de ampliar a segurança dos pedestres no período noturno. No programa, também destacaram obras de mobilidade urbana no município para melhorar o fluxo de trânsito e o lançamento do livro “Jovens ao volante”, voltado às atenções de educação para o trânsito, da professora e doutora em Psicologia da Educação, Sônia Chebel.