30/04/2024 12h15

Vereadora tratou desses e demais temas em entrevista ao Jornal da Câmara

Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira, 30 ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, a vereadora Iara Bernardi (PT) expôs sérias preocupações sobre a situação da saúde e da educação em Sorocaba. Outros temas como coleta seletiva e direito dos trabalhadores também foram tratados no programa.

A vereadora destacou a audiência pública de sua iniciativa que será realizada esta noite, às 19h, no plenário do Legislativo, para debater a crise na atenção primária à saúde. "Esse é o maior drama que Sorocaba vive hoje por falta de planejamento e prioridades nas áreas básicas da saúde", afirmou.

Ela enfatizou a necessidade urgente de fortalecer a atenção primária nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde serviços médicos, preventivos, pré-natal e vacinação devem ser oferecidos de forma integral.

Iara Bernardi ressaltou a trajetória da saúde em Sorocaba, desde a municipalização do serviço na década de 80 até os dias atuais, apontando uma progressiva desvalorização das UBSs. "Hoje, as unidades de Pronto Atendimento estão superlotadas porque foi implantada uma cultura que direciona a elas as pessoas que deveriam ter atendimento nas UBSs", disse a vereadora, alertando sobre a falta de preparo para crises como o surto de dengue, que, em sua opinião, evidenciou deficiências graves no sistema de saúde local.

Educação – Iara Bernardi abordou também a situação da educação, afirmando que há escassez de recursos e profissionais nas escolas do município. Ela mencionou o Projeto de Lei nº 19/2024, de sua autoria, que propõe a definição de módulos adequados para cargos de direção nas escolas, visando melhorar a gestão educacional e administrativa.

Segundo a vereadora, as equipes em todas as unidades escolares são reduzidas, mas a situação se agrava onde há mais alunos, pois o número de profissionais é o mesmo das escolas menores. “Falta funcionários na educação infantil, na creche, no ensino fundamental. Há escolas grandes como o Getúlio Vargas com apenas dois inspetores de alunos”, afirmou.

“As duas áreas que mais têm recursos (saúde e educação), são as que não poderiam ter os problemas que têm hoje. Isso acontece por falta de planejamento, má administração, desvio de recursos e corrupção no governo Rodrigo Manga”, concluiu Iara Bernardi.

Coleta seletiva – Em seguida, a vereadora expressou preocupação com a coleta seletiva de resíduos, apontando que um contrato milionário com a empresa responsável pelo serviço não resultou em avanços na área. “Temos apenas duas cooperativas na cidade e nem 3% daquilo que poderia ser reciclado é feito hoje”, afirmou.

Iara Bernardi explicou que está em tramitação na Câmara Municipal três projetos sobre o tema, um de sua própria autoria, outro da vereadora Fernanda Garcia (PSOL) e mais um do vereador Rodrigo do Treviso (PL). Para consolidar o tema, uma comissão especial foi criada e, sob seu comando, aproveitou o que tinha de positivo em cada projeto. “Sorocaba é a cidade dos condomínios e não existe uma legislação clara quanto à coleta nos condomínios, por isso não é realizada a coleta seletiva”, pontuou.

Encerrando a entrevista, Iara Bernardi deixou uma mensagem em antecipação ao Dia do Trabalhador: “Com o governo Lula, a fiscalização e retomada da discussão dos direitos dos trabalhadores voltou. 1° de maio é dia de luta e retomada dos direitos dos trabalhadores”.

O Jornal da Câmara foi transmitido ao vivo pela Rádio e pela TV Câmara, assim como pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde pode ser assistido na íntegra.