Aos 86 anos, a artista sorocabana expõe parte de sua produção até o dia 10 de maio na galeria Fernanda Monteiro
A artista sorocabana Marly Madia foi a convidada do “Manhã Câmara” desta sexta-feira, 26, quando falou sobre sua trajetória artística e a exposição “Paisagem Urbana – Um pensamento sobre o emaranhado das cidades”, sob curadoria de Fernanda Monteiro, que também participou da entrevista, conduzida por Priscilla Radighieri e Marcelo Araújo. Recentemente a artista de 86 anos também foi homenageada com votos de congratulações pela Câmara Municipal de Sorocaba, por iniciativa do vereador Dylan Dantas (PL).
Marly Madia lembrou que, após a morte do filho, aos 21 anos, na década de 1970, iniciou com a pintura em aquarela, como atividade terapêutica. Em seguida recebeu as primeiras orientações de Lucia Castanho, que a ajudou a moldar seu estilo. “Eu comecei querendo fazer figurinhas bonitinhas, daí ela me disse, ‘você não nasceu para fazer isso, solte esse seu braço, sua cabeça. Coloque no papel aquilo que você sente’. Foi daí que comecei a transformar uma casinha com uma estradinha em algo diferente”, afirmou.
Durante sua carreira, Marly passou por várias técnicas e a exposição “Paisagem Urbana” traz parte dessa trajetória, com peças produzidas desde 1995 entre pinturas, desenhos, gravuras e fotografias. Em 2002 a artista foi vencedora do Prêmio Flávio Gagliardi de Artes Visuais.
A galerista Fernanda Monteiro destacou a contemporaneidade do trabalho de Marly e seu olhar atento sobre o cotidiano. “É um pequeno recorte da produção da Marly que é bastante extensa. Minha preocupação foi trazer ao público desenhos inéditos. Mas hoje em dia a Marly tem uma produção muito diversificada e muita gente conhece a Marli como fotógrafa. Ela é uma artista que transita muito bem entre as várias técnicas que a arte pode propor”, disse.
A exposição “Paisagem Urbana – Um pensamento sobre o emaranhado das cidades” segue até 10 de maio e pode ser visitada gratuitamente de segunda à sexta, das 14h às 19h, na galeria Fernanda Monteiro, que fica na Rua Gustavo Teixeira, nº 600, Vila Independência. Já a entrevista completa com Marly Madia e Fernanda Monteiro pode ser vista na íntegra nas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba.