26/04/2024 10h27
atualizado em: 26/04/2024 10h47

Por iniciativa do vereador Fábio Simoa (Republicanos), a responsável pelo “Café com Elas”, Renata Perecini, recebeu Título de Cidadã Sorocabana

A advogada e missionária Rosangela Perecini, responsável pelo programa “Café com Elas – Mulheres na Política”, foi agraciada com o Título de Cidadã Sorocabana em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, na noite de quinta-feira, 25, por iniciativa do vereador Fábio Simoa (Republicanos), que presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com a primeira-dama de Sorocaba, Sirlange Maganhato; Ângela Perecini, irmã da homenageada; a representante da executiva do Republicanos, Luciene Tavares; e representando a Igreja Metodista Wesleyana, a missionária Deise Oliveira Alves Coelho. O prefeito Rodrigo Manga também prestigiou o evento.

O vereador Fábio Simoa destacou que Rosangela Perecini serve de inspiração para muitas pessoas, citando como prova o grande número de pessoas que compareceram à sessão solene para prestar sua homenagem a alguém que, conforme salientou, já e cidadã sorocabana de fato, pelo trabalho social que realiza na cidade. “Faltava apenas esse reconhecimento oficial que, hoje, com muita alegria, com muita honra, tenho o prazer de realizar, concedendo à homenageada o Título de Cidadã Sorocabana.

Além de vários depoimentos de amigos, familiares, correligionários e congregados da Igreja Metodista Wesleyana, a sessão solene contou com a coreografia “Sinergia”, sob a coordenação da professora Leticia Garcia, protagonizada pelas alunas da Academia de Dança Isadora Duncan (Beatriz, Julia Vidal, Julia Bonilha, Mariana, Rafaela, Valentina, Maitê, Maria Luiza, Cecília, Lívia, Lorena, Isabela e Luiza), além de apresentações musicais de Deise Coelho (voz) e Angélica Luana (teclado). Também houve apresentação de artes marciais, sob a coordenação do Mestre Gomes e da instrutora Andrea Castro, com as alunos Lorena, Sara, Alice e Alexandre.

Dados biográficos – Paranaense de Vila Guay, distrito de Ibaiti, Rosangela Perecini é filha de Maria e Roberto Perecini, numa família de seis irmãos. É casada com Marcos Ferreira de Menezes e mãe de dois filhos, tendo começado a trabalhar aos 16 anos, como empregada doméstica, para pagar seus estudos e ajudar a família. Formou-se em administração de empresas na Faculdade de Educação de sua cidade natal.

As 24 anos, veio para Sorocaba e, inicialmente, dadas as dificuldades de conseguir emprego em sua área de formação, voltou a trabalhar como empregada doméstica. Por meio de Márcia Rubia, secretária executiva da Universidade de Sorocaba (Uniso), passou a trabalhar na universidade, onde atuou por 15 anos no Núcleo de Saúde da instituição. Nesse período formou-se em Direito na Uniso e fez pós-graduação em Gestão Financeira e Tributária.

Após abrir seu escritório, dedicou-se a advogar em causas na área da saúde e educação, atendendo assim demandas que também tinham cunho social. É presidente da Associação de Moradores do Horto Florestal II e, durante a pandemia, junto com moradores do condomínio, arrecadou sete toneladas de alimentos com o projeto “Troca Solidária”, desenvolvido para trocar por alimentos máscaras feitas por costureiras e voluntárias do residencial.

Desde 2021, Rosângela Perecini comanda um time de “Mulheres na Política” pelo partido Republicanos, um projeto que idealizou juntamente com suas amigas Cleusa Prado e Aline Tuane. É fundadora e responsável pelo programa “Café Com Elas – Mulheres na Política”, aproximando-se do prefeito Rodrigo Manga e da primeira-dama Sirlange Maganhato. Em agosto de 2022 foi convidada a assumir o Fundo Social de Solidariedade enquanto a primeira-dama estava em campanha como suplente ao Senado. Também atua na Igreja Metodista Wesleyana de Sorocaba.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook), nas quais já está disponível na íntegra.