26/04/2024 08h15

A iniciativa, segundo o vereador, visa combater a frequente invasão de áreas restritas, garantindo a segurança das operações e da população

Em resposta aos crescentes relatos de invasões nas áreas operacionais do Aeroporto de Sorocaba, o vereador Ítalo Moreira (União Brasil) apresentou indicação à Prefeitura de Sorocaba solicitando a implementação de medidas de segurança e monitoramento reforçadas. A proposta tem como objetivo principal garantir a segurança das operações aeroportuárias e a integridade física de passageiros, funcionários e moradores das áreas adjacentes ao aeroporto.

A indicação vem em um momento crítico, após reportagens locais destacarem a circulação de invasores nas proximidades da pista de pouso e decolagem, colocando em risco não apenas as operações do aeroporto, mas também a segurança de aeronaves e vidas humanas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já havia alertado sobre a necessidade de suspensão das operações aéreas caso fosse constatada a presença de pessoas estranhas nas pistas, conforme regulamentação vigente.

O vereador Ítalo Moreira, preocupado com a situação, propõe uma série de medidas, incluindo o reforço das barreiras físicas ao redor do aeroporto, o aumento do monitoramento e vigilância por câmeras e patrulhas terrestres, além de campanhas de conscientização para a população local sobre os riscos e consequências das invasões. A indicação também sugere a criação de um comitê de segurança aeroportuária, envolvendo diversos setores da sociedade e autoridades, para monitoramento e melhoria contínua da segurança no aeroporto.

Em declaração, o vereador Ítalo Moreira enfatizou a importância da iniciativa: “É fundamental que tomemos medidas proativas para garantir a segurança em nosso aeroporto, não apenas para proteger as operações aeroportuárias, mas também para assegurar a segurança dos sorocabanos. A colaboração entre a Prefeitura, a concessionária VOA, as forças de segurança e a comunidade é essencial para desenvolvermos soluções eficazes e duradouras.”

A indicação de Ítalo Moreira será encaminhada à Prefeitura de Sorocaba. “A comunidade sorocabana aguarda ansiosamente por medidas que possam reforçar a segurança do nosso aeroporto, que é um importante polo de manutenção de aeronaves e um ativo vital para a economia local e regional” – sustenta o vereador, dizendo esperar que o Executivo acolha suas sugestões e determine as ações a serem implementadas para garantir a segurança do aeroporto.