24/04/2024 08h34
atualizado em: 24/04/2024 08h56

Segundo o vereador, a audiência, sob orientação da Academia Sorocabana de Letras, integra o movimento de resgate histórico do tropeirismo

Em uma iniciativa que o vereador Ítalo Moreira (União Brasil) ressalta como “emblemática”, a Câmara Municipal de Sorocaba, sob a liderança do parlamentar, abre suas portas para uma profunda reflexão sobre um dos capítulos mais fascinantes da história brasileira: o Tropeirismo. Marcada para a próxima sexta-feira, 26, às 15h30, a Audiência Pública “Tropeirismo – A saga que transformou o Brasil” promete ser um marco na valorização e reconhecimento deste movimento histórico que moldou a face da nação.

Segundo Ítalo Moreira, o encontro, que terá lugar no plenário da Câmara Municipal, não é apenas uma reunião, mas um convite à jornada através do tempo, onde os participantes terão a oportunidade de mergulhar na essência do Tropeirismo. Este movimento, ativo entre os séculos XVIII e XX, não apenas conectou regiões e povos através das rotas comerciais, mas também teceu a rica tapeçaria cultural, econômica e social que define o Brasil até hoje.

Sob orientação da Academia Sorocabana de Letras, este movimento de resgate histórico visa a instituição do “Dia Nacional do Tropeiro”. Este esforço está alinhado com a Lei 12.345, de 9 de dezembro de 2010, enfatizando a importância de reconhecer e celebrar as contribuições inestimáveis dos tropeiros para a identidade brasileira.

O título da Audiência Pública "Tropeirismo – A saga que transformou o Brasil", lança luz sobre as aventuras, desafios e o legado indelével dos tropeiros. “Este evento não apenas promete enriquecer o conhecimento público sobre o tema, mas também inspirar uma nova apreciação pelas raízes profundas do Brasil”, afirma Ítalo Moreira.

“Aguardamos com expectativa a participação de todos aqueles interessados em desvendar e celebrar o patrimônio histórico e cultural do Tropeirismo. Este é um convite à reflexão, ao reconhecimento e à celebração de uma saga que, de fato, transformou o Brasil” – acrescenta o parlamentar.

A audiência pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da Claro; Canal 9 da Vivo Fibra) e pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Câmara Municipal de Sorocaba, nas quais ficará disponível na íntegra.

(Assessoria Parlamentar – Vereador Ítalo Moreira/União Brasil)