23/04/2024 12h49
atualizado em: 23/04/2024 15h14

A iniciativa de homenagear Guaen Lee foi do vereador Luis Santos (Republicanos), que entregou votos de congratulações ao artista

O artista plástico sorocabano Lee Ha Guaen Neto, conhecido como Guaen Lee, que pintou um painel artístico no estacionamento do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), recebeu voto de congratulações da Câmara Municipal no final da sessão ordinária desta terça-feira, 23. A iniciativa da homenagem foi do vereador Luis Santos (Republicanos), que destacou a importância do BOS como o maior Banco de Olhos da América Latina e um dos maiores do mundo e ressaltou o trabalho do artista como forma de enaltecer a instituição.

Guaen Lee contou que sua missão foi produzir uma arte que sintetizasse todo o trabalho que o BOS vem realizando em sua história. “Procurei transmitir a dádiva da visão a partir da interpretação de que a visão é a luz, essa luz que entra na nossa córnea, que se refere também aos transplantes de córnea realizados pelo BOS”, explicou o artista, destacando que o mural “carrega diversas simbologias e reafirma os princípios da instituição de que todos podem ser doadores de córnea, sem distinção de raça, gênero, classe social”.

O vereador Luis Santos afirmou que o mural pintado por Guaen Lee no estacionamento do BOS é uma arte que exige muito talento, uma vez que é necessário ter uma dimensão do todo. “Tudo isso é talento que Deus nos dá e deu a você essa capacidade especial, portanto, só temos a agradecer”, disse o parlamentar.

No voto de congratulações, o vereador ressalta que o painel do artista, medindo 700 metros quadrados, “é uma obra que cativa pela beleza estética e pela mensagem inspiradora”. Ao receber os votos de congratulações, Guaen Lee disse que há uma arte urbana pulsante em Sorocaba e que há muitos artistas fora das galerias que também merecem ser reconhecidos, agradecendo o vereador e a Câmara pela homenagem.