23/04/2024 09h51
atualizado em: 23/04/2024 09h51

A iniciativa foi do vereador Fernando Dini (PP), que ressaltou a importante contribuição do escotismo na formação das crianças, adolescentes e jovens

O Dia Mundial do Escoteiro foi celebrado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de segunda-feira, 22, no plenário da Casa, por iniciativa do vereador Fernando Dini (PP), que destacou o papel do escotismo na formação das crianças, adolescentes e jovens por meio da sedimentação em seu caráter de valores como honra, lealdade, disciplina e amor ao próximo.

Fernando Dini presidiu a sessão solene e dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: vereadora Fernanda Garcia (PSOL); vereador Ítalo Moreira (União Brasil); a chefe de gabinete da Prefeitura de Sorocaba, Fabiana Campolim, representando o prefeito Rodrigo Manga; a comissária distrital do 40º Distrito Escoteiro Lis do Interior, Maurícia Caldeira de Oliveira; o comissário distrital do 20º Distrito Escoteiro de Sorocaba, Randal Juliano Gonçalves; a coordenadora regional do Mundo Melhor Escoteiros do Brasil, Neide Osawa Watanabi; e o coordenador nacional de comunicação dos Escoteiros do Brasil, Michael Mika Pereira de Oliveira.

O evento contou com apresentações de canções escoteiras com Jeferson Bertassini Oliveira (voz e violão), do Grupo de Escoteiros Terra Rasgada, e de depoimentos de escoteiros, lobinhas e lobinhos, que falaram da importância do movimento escoteiro em sua formação.

Valores éticos – O vereador Fernando Dini (PP), em seu discurso de saudação aos escoteiros, afirmou: “O movimento escoteiro promove valores éticos, desenvolve habilidades de liderança, fomenta a consciência social e encoraja o serviço comunitário. Também envolve os escoteiros em atividades físicas, na socialização saudável e na construção de relacionamentos significativos. Por meio do escotismo, as crianças aprendem a importância da honestidade, da integridade e do respeito”.

O parlamentar destacou que, através do movimento escoteiro, “as crianças e adolescentes capacitam-se a cuidar do meio ambiente, a trabalhar em equipe, a serem autossuficientes e a enfrentar desafios com coragem e determinação”. Fernando Dini enfatizou que “esses valores do escotismo são úteis para qualquer fase da vida e, portanto, também desempenham um papel crucial no desenvolvimento dos adultos, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor, uma vez que esses adultos formados pelo escotismo compartilham suas habilidades e conhecimentos e atuam como mentores, guiando as futuras gerações”.

Homenagem aos chefes – Fernando Dini fez questão de destacar a história de três chefes escoteiros que, conforme destacou, são chefes extraordinários: o chefe Akira Kaneda, de 85 anos, o chefe Bueno, do 40º Distrito, de 76 anos, que é escoteiro há quase 60 anos, e a chefe Valéria, do 20º Distrito, que, devido a questões de saúde, foi representada na solenidade pelo marido.

“Os chefes Akira, Valéria e Bueno personificam os ideais de liderança, serviço e dedicação. São exemplos do verdadeiro espírito do escotismo, atuando com ética, integridade, humildade e respeito a todos os demais. Gostaríamos de estender nossos sinceros agradecimentos às famílias de Akira, Valéria e Bueno, cujo amor, apoio e compreensão foram fundamentais em sua jornada para o sucesso” – afirmou Fernando Dini, pedindo ao público que aplaudisse de pé os homenageados.

Histórico do escotismo – O Dia Mundial do Escoteiro é celebrado anualmente na data de 23 de abril. O movimento dos escoteiros foi fundado na primeira década do século passado pelo militar inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (1857-1941), chegando ao Brasil na década seguinte. Em Sorocaba, o movimento existe desde meados da década de 1960.

O Dia do Escoteiro foi instituído no calendário oficial de Sorocaba pela Lei nº 8.839, de 12 de agosto de 2009, de autoria do então vereador Francisco Moko Yabiku. A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Câmara Municipal de Sorocaba, nas quais já está disponível na íntegra.