A iniciativa foi do vereador Ítalo Moreira (União Brasil), que ressaltou a importância dessa ordem paramaçônica na formação das meninas
O Dia da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas foi comemorado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de sexta-feira, 19, por iniciativa do vereador Ítalo Moreira (União Brasil), que destacou a importância da ordem fundada por maçons para a formação das meninas.
O vereador Ítalo Moreira presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com os seguintes integrantes da Assembleia Nova Era nº 20 da Ordem do Arco-Íris: a preceptora Helena Madella Lotz Mazalli; a mãe conselheira Eduarda Cristina Papst Moretti Tagliaferro; o presidente do conselho consultivo Eric Dias Mome; o pai amoroso Antônio Carlos Rubinato; o delegado da 11ª Região, Marcel Augusto Marangon; e a suprema deputada da jurisdição do Estado de São Paulo, senhora Rosalí Aparecida Papst Moretti.
O vereador Ítalo Moreira, ao saudar as homenageadas, agradeceu à Ordem do Arco-Íris pelo serviço prestado à sociedade: “Gostaria de agradecer a vocês por tudo o que fazem pela nossa sociedade, pelos valores que professam, pelo amor ao próximo. E quero parabenizar seus pais por levarem vocês a acreditarem nesta ordem, na qual entram como meninas e se tornam mulheres com um caminho a trilhar, um caminho que será fundamental e transformador não só para a vida de vocês, mas para toda a sociedade” – afirmou.
Origem da ordem – A Ordem do Arco-Íris foi fundada em 1922 pelo maçom William Mark Sexson (1877-1953), em Oklahoma, nos Estados Unidos. Suas atividades se iniciaram com 171 meninas no Templo do Rito Escocês da Ordem da Estrela do Oriente. No Estado de São Paulo, a ordem está presente desde 1999.
A Ordem Internacional do Arco-Íris se destina a meninas na faixa etária entre 11 e 20 anos, que participam de reuniões presididas por outras meninas e acompanhadas por uma mulher adulta, chamada de mãe conselheira. As meninas aprendem a falar em público, entre outras habilidades.
A organização se propõe à edificação do caráter das adolescentes através dos preceitos de amor ao lar, à família e a Deus; do respeito à natureza; da crença na imortalidade da alma; e da fidelidade e dignidade de caráter, bem como patriotismo e liderança efetiva a serviço da comunidade.
O evento contou com apresentações musicais da menina Vitória Costa Ramos Molina (voz e teclado) e uma apresentação de todas as meninas da Ordem Internacional do Arco-Íris. A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Câmara Municipal de Sorocaba, nas quais já está disponível na íntegra.