19/04/2024 15h40
atualizado em: 19/04/2024 12h56

Vereador participou do programa “Bate-Papo com Vereadores” e abordou temas como esporte, saúde e acessibilidade

O vereador Cristiano Passos (Republicanos) falou das ações e projetos do seu mandato no programa “Bate-Papo com Vereadores”, da TV Câmara, que foi ao ar na manhã desta sexta-feira, 19. Esporte, saúde e acessibilidade foram alguns dos temas abordados.  O programa, apresentado por Carlos Garbo, ficará disponível nas redes sociais da Casa (YouTube e Facebook), além do portal do Legislativo sorocabano.

O vereador também comentou sobre sua passagem pela Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida, como secretário municipal, e sua defesa por mais investimentos na área, inclusive como complemento à saúde pública. “Estudos internacionais mostram que de cada dólar investido no esporte se economizam três na saúde. Isso é um fato. E há demanda, as pessoas querem participar””, disse, citando como exemplo de política pública de sucesso as atividades realizadas no Clube do Idoso, importantes para a saúde física e mental dos idosos.

O parlamentar reforçou que é preciso ampliar o orçamento da pasta, que hoje representa pouco mais de meio por cento do orçamento municipal, totalizando R$ 29 milhões. “Para que o esporte de Sorocaba pudesse fazer mais, precisamos ter, pelo menos, 1,1% do orçamento municipal, como em São José dos Campos”, defendeu. “Temos o melhor futebol de várzea do Brasil, tirando a capital paulista. Temos ainda o time de voleibol que depois de 24 anos está de volta à atividade, mas o avanço esbarra nos recursos”, completou.

Em busca de soluções para a questão, o parlamentar viaja a Brasília no início do próximo mês, em visita ao Ministério do Esporte, quando apresentará proposta em busca de recursos do projeto “Segundo Tempo” para investimento no esporte paralímpico e adaptação de espaços com foco na acessibilidade. “Temos muitas pessoas com deficiência que praticam esporte ou que querem participar, mas esbarram na falta de acessibilidade”, afirmou.

“Abril Azul” - Outra bandeira do mandato do parlamentar é a defesa pelos direitos dos autistas que também foi abordada na entrevista. Passos comentou as ações da campanha “Abril Azul” e também leis de sua autoria em defesa de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), como a que criou a hora de acolhimento nos parques de diversões e eventos municipais, com redução de estímulos visuais e sonoros. Passos disse que já cobrou do Executivo que a lei seja cumprida na próxima Festa Junina de Sorocaba. “Autistas também precisam sair de casa. São seres humanos como qualquer um, mas que têm suas limitações e muitos pais ficam preocupados em levar os filhos autistas para um lugar movimentado com medo de uma crise”, frisou.

O parlamentar também é autor da lei sobre o Cordão de Girassol, voltado a identificação de pessoas com deficiência não visível, como o autismo, e que garante atendimento prioritário. O vereador falou ainda sobre o crescimento da dengue na cidade e defendeu que o combate à doença passe pela conscientização de alunos, que se tornam multiplicadores da informação em seus lares. “Tinha que ter uma cartilha para distribuir nas salas de aula, além de campanhas nas TVs, com conscientização em massa, para evitar problemas futuros”, frisou.

Ainda durante a entrevista, o vereador comentou outras ações de seu mandato, incluindo a destinação de emendas parlamentares e seu trabalho como presidente da Comissão de Justiça. Abordou também temas como transporte, reforço do patrulhamento da GCM e na segurança pública, que são focos de requerimentos e projetos de lei de sua autoria em tramitação na Casa.